O desembargador Carlos França será empossado presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) na próxima segunda-feira (1º), às 10 horas, em uma cerimônia virtual. Também tomam posse os desembargadores Zacarias Neves Coelho, no cargo de vice-presidente, e Nicomedes Domingos Borges como corregedor-geral da Justiça. Carlos França substituirá o desembargador Walter Carlos Lemes.
A cerimônia de posse dos novos dirigentes do Poder Judiciário goiano para o biênio 2021/2023 será transmitida ao vivo pelo canal do Tribunal no Youtube e também pela TV Brasil Central (TBC), em uma parceria com o TJGO. Os desembargadores do TJGO acompanharão o evento por videoconferência. Toda a solenidade, que acontecerá no Órgão Especial, foi planejada buscando respeitar os protocolos sanitários e proteger a saúde de todos que estarão autorizados a permanecer presencialmente no local.
Presidente
Carlos Alberto França é natural de Campina Verde, Minas Gerais. Formou-se em Direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG) no ano de 1989. Ingressou na magistratura goiana em 1990, tendo atuado, como titular, nas comarcas de Alto Paraíso de Goiás, Planaltina, Formosa e Goiânia, além de ter respondido por todas as comarcas do Nordeste goiano e várias outras comarcas do Estado. De 2007 a 2009, foi 1º juiz-corregedor e diretor do foro da comarca de Goiânia. Em 2010 foi removido para o cargo de juiz substituto em segundo grau. Ainda em 2010 foi promovido, por merecimento, ao cargo de desembargador do TJGO, compondo, desde o início, a 2ª Câmara Cível. Integrou banca examinadora de concurso para provimento de cargo de juiz substituto. Foi eleito para compor o Órgão Especial, atuando naquele colegiado como titular, por dois biênios. Integrou também o Conselho Superior da Magistratura e foi presidente da 2ª Câmara Cível. Exerceu, ainda, os cargos de diretor da Escola Superior de Magistratura do Estado de Goiás e de vice-presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego). Atualmente, compõe a Comissão de Regimento e Organização Judiciária, preside a 1ª Seção Cível do Tribunal e desempenha a função de Ouvidor-Geral do Poder Judiciário do Estado de Goiás.
Vice-presidente
Zacarias Neves Coelho nasceu em Tocantinópolis (TO). Formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), trabalhou durante oito anos no Banco do Estado de Goiás (BEG) e também exerceu a advocacia. No ano de 1983, ingressou na magistratura em Goiás. Atuou nas comarcas de Cumari, Filadélfia (hoje localizada no Estado de Tocantins), Jataí e em Goiânia. Foi nomeado para o cargo de desembargador no TJGO em 2004. Exerceu a jurisdição eleitoral em todas as comarcas por onde passou. Foi vice-presidente e Corregedor Regional Eleitoral do TRE-GO no biênio 2018/2020.
Corregedor-geral
Nicomedes Domingos Borges é o vice-presidente da atual gestão (biênio 2019/2021). É goiano, natural de Itumbiara. Formado em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia-MG (UFU). Passou a integrar o TJGO em 2013, pela vaga do Quinto Constitucional. Foi juiz classista representante dos empregadores na Junta da Conciliação e Julgamento de Itumbiara, de 1989 a 1995; membro efetivo da Comissão de Direitos Humanos da OAB e presidente da Subseção da OAB Goiás em Itumbiara, por dois mandatos consecutivos, de 2001 a 2006. Ainda compõe o quadro de escritores, artistas e intelectuais da Academia Itumbiarense de Letras e Artes (AILA), onde ocupa a cadeira número 2. Durante quatro anos, foi presidente da Saneamento de Goiás S/A (Saneago), entre 2006 e 2010. (Centro de Comunicação Social do TJGO).