O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Walter Carlos Lemes, lançou na manhã desta sexta-feira (15), a pedra fundamental da construção do novo Fórum Criminal da comarca de Goiânia.
O desembargador Walter Carlos Lemes fez questão de homenagear o prefeito eleito de Goiânia, Maguito Vilela, recentemente falecido em decorrência de complicações da Covid-19, ao incluir seu nome na placa do lançamento da pedra fundamental do novo Fórum Criminal da comarca de Goiânia. O desembargador-presidente justificou a ausência do seu sucessor naquela solenidade, desembargador Carlos Alberto França, segundo ele ocupado com as atividades relacionadas à solenidade de posse dos novos dirigentes do TJGO, que acontece no próximo dia 1º de fevereiro.
“Agradeço a presença de todos, e aproveito para compartilhar o quão leve saio da minha gestão no Poder Judiciário goiano. Durante o tempo em que ocupei o cargo de presidente do TJGO, vivenciamos tempos de dificuldades, mas sobretudo tempos de ampla comunicação entre todos os poderes do Estado de Goiás, resultando na garantia dos direitos da população goiana”, destacou o desembargador.
O diretor do Foro da capital, juiz Paulo César Alves das Neves , comemorou o lançamento da pedra fundamental da construção do novo Fórum Criminal. “A gestão do desembargador Walter Carlos Lemes, desde o início, se preocupou em oferecer uma prestação jurisdicional de excelência para os cidadãos goianos. Dessa mentalidade, resultou o plano de idealização e construção do novo Fórum Criminal, estruturado adequadamente, de forma moderna e atual, para abrigar as unidades judicias criminais da capital”, ressaltou o magistrado.
Reconhecimento do MPGO
O procurador-geral de Justiça, Aílton Flávio Vecchi, elogiou a gestão do presidente do TJGO, desembargador Walter Carlos Lemes, ao destacar a produtividade da atual administração do TJGO. “O Ministério Público, como titular da ação penal, não poderia ver com melhores olhos a iniciativa do Poder Judiciário goiano, concretizada por meio do trabalho incessante do presidente Walter Carlos Lemes, na construção de uma estrutura modelo para o funcionamento do novo Fórum Criminal da comarca de Goiânia”, destacou o representante do MPGO.
Compromisso com o jurisdicionado
Também presente à solenidade, o procurador-geral do Município de Goiânia, Antônio Flávio Oliveira, na ocasião representando o prefeito da capital, Rogério Cruz, afirmou que o Poder Judiciário do Estado de Goiás se destaca por oferecer ao cidadão goiano uma prestação jurisdicional eficiente, digna de reconhecimento nacional e de diversas premiações provenientes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “O lançamento da pedra fundamental do novo Fórum Criminal de Goiânia reafirma o compromisso da Justiça de Goiás com o jurisdicionado, para além dos aspectos técnicos da magistratura, inovando em recursos tecnológicos e mão-de-obra qualificada”, salientou.
Participaram da solenidade também, o juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Goiás (CGJGO), Algomiro Carvalho Neto, naquela oportunidade representando o corregedor-geral da Justiça do Estado de Goiás, desembargador Kisleu Dias Maciel Filho; a titular da 1ª Vara de Execução Penal da comarca de Goiânia, juíza Telma Aparecida Alves, bem como o titular da 2ª Vara de Sucessões da capital, juiz Fernando de Mello Xavier. E, ainda, o titular da 1ª Vara Criminal da comarca de Trindade, juiz André Reis Lacerda; o diretor-geral do TJGO, Rodrigo Leandro da Silva; o diretor do Centro de Comunicação Social (CCS) do TJGO, Luciano Augusto Souza Andrade, além do presidente do Sindicato dos Oficiais de Justiça Avaliadores do Estado de Goiás (SINDOJUS-GO), Moisés Bento dos Reis, e a Superintendente de Polícia Judiciária (SPJ) do Estado de Goiás, delegada Renata Cheim, dentre outras autoridades e servidores do TJGO. (Texto: Carolina Dayrell / Fotos: Wagner Soares - Centro de Comunicação Social do TJGO)