Em sessão solene, realizada na tarde desta sexta-feira (27), o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Walter Carlos Lemes, empossou o advogado Anderson Máximo no cargo vitalício de desembargador, em vaga destinada à Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) por meio do Quinto Constitucional.
Durante a cerimônia, o presidente do Poder Judiciário goiano afirmou que “o ato solene de posse, porém singelo, que oficializou a entrada do novo magistrado, contribuiu para renovar as esperanças, em meio aos tempos difíceis que a sociedade enfrenta”, numa alusão às mudanças de paradigmas provocadas com a pandemia do novo coronavírus. O desembargador Walter Carlos Lemes ainda destacou sua certeza quanto à contribuição positiva ao TJGO, propiciada pelo ingresso de Anderson Máximo nos quadros da magistratura estadual goiana.
O novo desembargador, em seu discurso, compartilhou que sua “maior inquietação é zelar pelo correto e pelo justo, atuando sempre de forma aberta, com diálogo, seriedade e garantindo o efetivo cumprimento legal da justiça”. Anderson Máximo ainda frisou que “diante da responsabilidade por ter sido indicado pelos colegas da advocacia e pelos desembargadores como o mais votado nas duas listas, reafirmo meu compromisso de honrar essa confiança, trabalhando intensamente para manter o histórico de diálogo constante e de seriedade. Continuarei atuando incansavelmente em favor de uma sociedade mais igualitária e humana, algo pelo qual muitos aqui presentes já trabalham cotidianamente nas suas várias décadas de vida pública”.
Cerimônia
Para saudar o novo colega de magistratura, foi escolhido o desembargador Guilherme Gutemberg Isac Pinto (foto abaixo), também proveniente da advocacia. “Temos a certeza quanto ao desembargador Anderson Máximo de sua capacidade jurídica, integridade moral e espírito público, acima de tudo, e sua determinação em somar esforços com o TJGO para mantermos a alta e eficiente prestação jurisdicional”, discursou.
Representando o Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO), o procurador-geral de Justiça, Aílton Flávio Vecchi (foto abaixo) elogiou os trabalhos do TJGO, estando entre os mais dinâmicos e produtivos do País e afirmou que o desembargador Anderson Máximo vai contribuir com a magistratura goiana. “Ele (Anderson Máximo) é um profissional correto que em seu currículo tem serviços relevantes prestados ao Estado de Goiás e à OAB-GO, sem máculas, sempre buscando bem. Estou certo de que vai empregar todas as virtudes e dará abrigo aos que buscam Justiça”.
O presidente da OAB-GO, advogado Lúcio Flávio Siqueira de Paiva (foto abaixo), também foi uníssono ao endossar a integridade e competência do recém-empossado desembargador. “A Ordem goiana entrega à Corte Estadual de Justiça um de seus melhores nomes, que satisfaz, com sobra, os requisitos constitucionais de reputação ilibada e notório saber jurídico”. Sobre a vaga destinada à advocacia, o representante da entidade afirmou que trata-se de “um simbolismo grande, de comunhão entre os dois sacerdócios, que se complementam na busca pela justiça”.
A solenidade teve transmissão ao vivo pelo Youtube, acompanhada pelo público e pelos demais integrantes do Órgão Especial que não puderam estar presentes. Participaram, presencialmente, o ouvidor do Poder Judiciário goiano e presidente eleito do TJGO para o próximo biênio, desembargador Carlos Alberto França, o governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado; o vice-governador Lincoln Tejota, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), deputado estadual Lissauer; Vieira; o prefeito de Goiânia, Iris Rezende Machado; o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região, Paulo Sérgio Pimenta; o defensor público geral do Estado de Goiás, Domilson Rabelo da Silva Júnior; a presidente da Associação dos Magistrados de Goiás (Asmego), juíza Patrícia Carrijo; o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO), conselheiro Celmar Rech; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Leandro Crispim. E, ainda, a diretora da Escola Judicial do TJGO, desembargadora Elizabeth Maria da Silva; o diretor do Foro de Goiânia, juiz Paulo César Alves das Neves; a procuradora-geral Juliana Prudente; a primeira-dama do Estado de Goiás, Gracinha Caiado; o diretor-geral do TJGO, Rodrigo Leandro da Silva; a secretária-geral da Presidência do TJGO, Eliene Maria Ramos, entre outras autoridades. (Texto: Lilian Cury / Fotos: Wagner Soares - Centro de Comunicação Social do TJGO)