Em sessão solene transmitida ao vivo pelo YouTube nesta quinta-feira (30), os desembargadores Leandro Crispim e Luiz Eduardo de Sousa tomaram posse no Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE/GO) nos cargos de presidente e de vice-presidente cumulado com corregedor regional eleitoral, respectivamente. Eles comandarão o órgão no biênio 2020/2022. Os membros da Corte Eleitoral participaram do evento presencialmente e por videoconferência, medida necessária considerando a pandemia do novo coronavírus. 

Presencialmente, compuseram a mesa o então presidente do TRE/GO desembargador Carlos Escher, o empossando desembargador Leandro Crispim e o juiz-membro, Luciano Mtanios Hanna. Por meio de videoconferência participaram o então vice-presidente e corregedor regional eleitoral, desembargador Zacarias Neves Coêlho, os juízes-membros Rodrigo de Silveira, Vicente Lopes da Rocha Júnior, Átila Naves Amaral e Alderico Rocha Santos, o procurador regional eleitoral, Célio Vieira da Silva, e também o empossando, desembargador Luiz Eduardo de Sousa. Os juízes auxiliares da Presidência do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), Cláudio Henrique Araújo de Castro e Fabiano Abel de Aragão Fernandes, e o diretor do Foro da comarca de Goiânia, juiz Paulo César Alves das Neves, estavam entre os convidados que prestigiaram a sessão pessoalmente respeitando as normas de proteção contra o coronavírus.

Ainda como presidente do TRE/GO, o desembargador Carlos Escher deu posse ao desembargador Leandro Crispim no cargo de presidente da instituição. Após a leitura do compromisso e a assinatura no termo de posse, o novo presidente, desembargador Leandro Crispim empossou o vice-presidente e corregedor, Luiz Eduardo de Sousa.

Discursos
O desembargador Carlos Escher falou da excepcionalidade da posse virtual e elogiou a trajetória dos novos dirigentes como magistrados do TJGO. Escher enumerou diversas conquistas alcançadas por sua gestão, dentre elas o cumprimento das metas nacionais estabelecidas para o Poder Judiciário nacional. “A Justiça Eleitoral goiana saiu das eleições gerais de 2018 maior do que entrou. Fomos levados a novos patamares, nos fizemos presentes nas ruas, chamamos o eleitor, buscamos as redes sociais, aproximamo-nos do povo, colocamos a sociedade para dentro de nossos portais e mostramos, como nunca, os detalhes da votação eletrônica e sua segurança”. O desembargador se despediu dizendo que tais feitos serão importantes para a missão dos novos dirigentes que assumem a Corte  em momento tão singular, “ocasião em que a Justiça Eleitoral deve dar resposta segura em nome da democracia”.

O juiz Luciano Mtanios Hanna, decano do TRE/GO, agradeceu aos desembargadores que deixam a Corte e citou o enorme desafio que os novos dirigentes enfrentarão, diante das dificuldades gerais. “Não há nenhuma dúvida de que vamos superar as adversidades e oferecer o que os cidadãos esperam da Justiça Eleitoral: muito trabalho, reafirmo, para que o processo eleitoral seja limpo e justo.”

Por videoconferência, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Goiás, Lúcio Flávio Siqueira de Paiva, expressou o reconhecimento da OAB aos membros que se despedem por terem conduzido o processo eleitoral com serenidade em um dos mais complexos pleitos da história. Ao novo presidente e vice-presidente, ofereceu o apoio da instituição e da advocacia goiana. Já o procurador regional eleitoral, Célio Vieira da Silva, ressaltou a importância do Poder Judiciário, do Ministério Público Eleitoral e seus colaboradores “na tentativa diária de proporcionar ao cidadão um sistema eleitoral digno das democracias mais maduras”.

Novos dirigentes
Já como vice-presidente e corregedor eleitoral, o desembargador Luiz Eduardo de Souza falou da honra em assumir o cargo neste momento. “Um choque de consciência foi dado à humanidade. Uma nova ordem será implementada no mundo com predominância de valores nobres. Não se admitirá práticas deletérias de política estratificada no egoísmo, tampouco haverá espaço para a corrupção e desonestidade”, ressaltou.

O novo presidente do TRE/GO, desembargador Leandro Crispim, destacou ter ciência da complexidade dos desafios que enfrentará e convocou toda a Justiça Eleitoral do Estado para trabalhar em unidade. Crispim condenou os ataques recentes à lisura do processo eleitoral e afirmou que “o sistema eletrônico de votação consagra a regra máxima de liberdade, que deve permear o processo de escolha do eleitor.”

“Estaremos atentos ao escopo de garantir a legitimidade do pleito, coibindo com a rigidez necessária as tentativas de corromper a vontade do eleitor. Esta Corte, de tradição sempre tão séria e transparente, assim continuará, se aperfeiçoando naquilo que for possível e mantendo o que de melhor já realizamos e cumprimos”, assegurou o presidente, agradecendo a Deus, aos filhos, à companheira, aos dirigentes que deixam a Corte e aos seus pares por todo apoio. Por fim, homenageou seus pais Maria Crispim e Geraldo Crispim Borges, desembargador que por duas vezes presidiu o TRE/GO, e que também foi presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO).

Homenagem
Durante a sessão solene, o desembargador Zacarias Neves Coêlho foi homenageado com o Colar do Mérito Eleitoral Desembargador Jorge de Morais Jardim pelos relevantes serviços prestados à Justiça Eleitoral como corregedor regional eleitoral. O desembargador Carlos Escher já havia recebido a referida homenagem em 1996. (Fotos: Aline Caetano e TRE/GO - Centro de Comunicação Social do TJGO, com informações da Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TRE/GO).
 

 

 

Quer saber mais sobre seu processo. Fale comigo!
Atendimento Virtual
Programa de Linguagem Simples do TJGO
Avalie nosso serviço