Na primeira semana do Programa Acelerar – Núcleo Previdenciário, do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), promovido na Região Nordeste do Estado, foram realizadas 470 audiências, resultando em 86,06% dos processos resolvidos de forma definitiva, ou seja, sentenciados. A região é considerada a mais pobre Estado e engloba 20 municípios, dos quais 15 serão beneficiados com a iniciativa. Mais de 1,4 mil pessoas passaram pelos fóruns.
O número corresponde a 404, de um total de 470 processos. Destes, 201 foram procedentes, 71 improcedentes e 132 terminativos. O balanço dos trabalhos, que terminarão na próxima sexta-feira (30), foi divulgado pela coordenação do Núcleo Previdenciário. Durante os seis dias, incluindo o sábado (24), foram concedidos 201 benefícios, resultando em R$ 3.571.997,52.
Iniciada na segunda-feira (19) em Flores de Goiás, a força-tarefa já passou também pelas comarcas de Posse e São Domingos. Hoje está em Alvorada do Norte e amanhã segue para Iaciara, retornando na quinta-feira (29), à comarca de Alvorada do Norte. A expectativa é a de que, durante as duas semanas, sejam realizadas cerca de 890 audiências relacionadas à aposentadoria rural por idade e por invalidez, aposentadoria urbana por idade, auxílio-doença, salário-maternidade e Lei Orgânica da Assistência Social (Loas).
“O Acelerar Previdenciário acelera o julgamento nos processos com atenção especial, por se tratar de pessoas extremamente carentes, sendo que grande parte é de idosos, crianças especiais e portadores de necessidades”, observou o coordenador do Acelerar Previdenciário, juiz Reinaldo Dutra.
Para ele, a iniciativa faz com que o Judiciário cumpra cada vez mais seu papel na sociedade. “Apenas isso pode modificar de forma positiva a vida de muitas famílias que residem na região mais carente do Estado de Goiás, garantindo o direito das pessoas que realmente possuírem”, enfatizou.
A força-tarefa conduzida pelo juiz Reinaldo de Oliveira Dutra contou, na primeira semana, com a participação dos juízes Rodrigo de Melo Brustolin, Everton Pereira Santos, Thiago Cruvinel Santos, Hanna Lídia Rodrigues Paz Cândido e Wanderlina Lima de Morais Tassi. E dos servidores Adilson Canedo, Lindomar Rezende de Aleluia, Warley Moreira Veloso, Luciana Gonçalves Tolêdo Paiva, Leandro Martins de Oliveira Silva, Paulo Cezar Leite Dourado, Wandermarcos das Neves, Elizabeth de Amorim Teixeira e Guilherme Lopes da Silva. (Texto: Arianne Lopes / Fotos: Aline Caetano – Centro de Comunicação Social do TJGO)
Leia mais:
Acelerar Previdenciário beneficiará população de 15 municípios do Nordeste goiano
Acelerar Previdenciário atende assentados rurais de Flores de Goiás
Reconhecida união estável de mulher que teve companheiro assassinado
Justiça define pensão para três filhas que perderam a mãe após o parto
Em Posse, criança albina é beneficiada durante Acelerar Previdenciário