Os encontros do Grupo Reflexivo Girassol, destinados a homens autores de violência doméstica na comarca de Goiás, começam na terça-feira (16). A iniciativa, da Secretaria Municipal da Mulher, Juventude, Igualdade Racial e Direitos Humanos, Poder Judiciário, Ministério Público, Patrulha Maria da Penha e do Centro de Memória e Cultura do Poder Judiciário, foi lançada no município em novembro de 2023 (foto acima). A criação do grupo está em consonância com a Lei n.º 11.340/06 (Lei Maria da Penha), que em seu artigo 45 dispõe sobre a possibilidade de o juiz determinar o comparecimento obrigatório do agressor a programas de recuperação e reeducação.
As onze reuniões temáticas contarão com a participação de psicólogas e assistentes sociais e ocorrerão sempre às terças-feiras, das 18h30 às 21 horas, no período de 16 de janeiro a 2 de abril, no Centro de Memória e Cultura do Poder Judiciário. Os encontros têm o intuito de contribuir para a redução do índice de violência doméstica e familiar, por meio da reflexão sobre comportamentos inadequados, abusivos e suas consequências, além de fornecer ferramentas para a mudança de atitudes que visem estabelecer a cultura da paz, do diálogo responsável e da comunicação não-violenta.
A expectativa é reduzir as situações de violência contra as mulheres, buscando romper seu ciclo; prevenir o feminicídio no município e auxiliar no processo de responsabilização dos agressores, por meio de diálogos reflexivos que possibilitem reconhecer o papel do homem na efetivação de relacionamentos mais saudáveis e seguros, visando a não reincidência. (Texto: Karinthia Wanderley - Centro de Comunicação Social)