O Centro de Memória e Cultura do Poder Judiciário do Estado de Goiás promove, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), a exposição “Estandartes Personalizados”, da artista Maria da Cruz Cardoso. A exibição integra as atrações do XVI Festival de Artes de Goiás, que tem como tema: “Art((é))ria – irrigar, dilatar, circular”. O evento acontece entre os dias 19 e 22 de setembro, das 9 às 17 horas, no Centro de Memória e Cultura, localizado na cidade de Goiás, onde antes abrigava o antigo fórum.
O festival
A iniciativa é realizada desde 1998, pelo IFG, atraindo estudantes e funcionários dos 14 campi da instituição, bem como convidados de outros Institutos Federais, além de membros da comunidade local de Goiás. A programação, diversificada, inclui manifestações de artes visuais, artesanato, dança, música, teatro, audiovisual, dentre outras.
A exposição
Os estandartes se apresentam como símbolos sagrados que representam a fé e a devoção em várias religiões. Feitos artesanalmente, eles servem como uma expressão visual, transmitindo mensagens espirituais e inspirando os fiéis. Além de seu valor decorativo, essas imagens carregam um profundo significado simbólico, pois exteriorizam a crença religiosa e a conexão espiritual. (Texto: Carolina Dayrell - Centro de Comunicação Social do TJGO)