O Centro de Memória e Cultura do Poder Judiciário do Estado de Goiás informa sobre o balanço de atividades desenvolvidas pelo setor no ano de 2021. Entre as práticas destacadas estão a reelaboração de exposições de longa duração, com a inclusão de temas e elementos relacionados à raça, gênero e diversidade, a introdução do procedimento de digitalização do acervo documental histórico, bem como a transcrição e tradução de documentos históricos para as línguas inglesa e espanhola, com o objetivo de ampliar a divulgação e acessibilidade do acervo histórico do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO).
O conteúdo do site do Centro de Memória e Cultura foi reelaborado e disponibilizado com tradução em inglês e espanhol, além da parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), que resultou na implantação do tour virtual 360°. Também foi implantado na unidade, durante o ano de 2021, o Núcleo de Pesquisa e de Documentação Histórica do Poder Judiciário do Estado de Goiás, que concentrará o recolhimento da documentação histórica das comarcas para posterior envio ao centro, a fim de receber o devido tratamento e procedimentos de conservação. Houve, ainda, a contratação de empresa especializada pelo Centro de Memória para a restauração do mobiliário histórico abrigado no ambiente do museu.
O acervo mobiliário do espaço foi ampliado com móveis históricos cedidos pela comarca de Varjão. O Centro de Memória e Cultura está inscrito em sete projetos no “Prêmio CNJ Memória do Poder Judiciário”, instituído pela Resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) n°. 429 de 2021. O resultado da premiação está previsto para ser divulgado em maio de 2022.
A reabertura e o atendimento ao público do espaço cultural ocorreu em agosto de 2021, e, desde então, já foram realizados quatro eventos artísticos no local. (Texto: Carolina Dayrell / Foto: Wagner Soares – Centro de Comunicação Social do TJGO)