Teve início na manhã desta segunda-feira (1°), na comarca de Cavalcante, a abertura do Mês da Presidência em Cavalcante, ação que integra a prática do “Projeto Raízes Kalungas – Justiça e Cidadania”, de autoria do presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Carlos França. Nesta primeira semana do evento, também é realizada mais uma edição do Registre-se!, programa empreendido pela Corregedoria Geral da Justiça de Goiás (CGJ) e idealizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A abertura do evento ocorreu na Escola Estadual Elias Jorge Cheim.

“É uma satisfação muito grande para o Tribunal de Justiça de Goiás e para a Corregedoria Geral da Justiça dar início, aqui em Cavalcante, aos trabalhos do Projeto Raízes Kalungas, concebido pelo presidente do Poder Judiciário estadual, desembargador Carlos França”, ressaltou o corregedor-geral da Justiça do Estado de Goiás, desembargador Leandro Crispim (foto acima), na abertura do Mês da Presidência em Cavalcante, e do mutirão de emissão de documentos civis, por meio do programa Registre-se!.

Leandro Crispim também destacou que “esse projeto histórico vem para trazer benefícios para o povo Kalunga, como o fornecimento de documentos e outras ações do Poder Judiciário, em parceria com outras instituições da administração pública, que asseguram os direitos fundamentais das comunidades quilombolas”.

 

Cidadania e parceria

Durante a abertura do evento, o juiz auxiliar da Presidência do TJGO, Reinaldo Dutra (foto acima), coordenador do projeto e magistrado responsável por atuar na primeira semana do Mês da Presidência em Cavalcante, explicou que “o trabalho desempenhado aqui hoje integra o projeto Raízes Kalungas - Justiça e Cidadania, desenvolvido pela presidência do Tribunal de Justiça em parceria com a Corregedoria Geral da Justiça, que tem o objetivo principal de entregar serviços de cidadania para vocês”. Ele também reforçou que as conveniências oferecidas, nesta primeira semana das atividades, são realizadas com o apoio da Superintendência de Identificação Humana da Polícia Civil e do Vapt Vupt.

Registre-se!

“Estamos aqui para reforçar a importância do acesso à documentação civil e garantir a cidadania que vocês merecem”, destacou a juíza auxiliar da CGJ, Soraya Fagury (foto acima). Ela esclareceu que durante esta primeira semana do Mês da Presidência em Cavalcante, a Corregedoria Geral da Justiça de Goiás vai atuar na realização do programa Registre-se!, disponibilizando a expedição de CPF, carteira de identidade, certidão de nascimento (1ª e 2ª via) e certidão de casamento, com ou sem averbação de divórcio. Apenas nesse primeiro dia de trabalho, foram realizados mais de 140 atendimentos no Registre-se.

Conforme a representante da Superintendência de Identificação Humana da Polícia Civil de Goiás, Gisela Lima, a ação vai fornecer à população a carteira de identidade nacional, “o documento mais atualizado de identificação, que adota o número do CPF, e claro, de forma gratuita”, ressaltou. 

Gratidão

“Tenho muita gratidão por este projeto do Tribunal de Justiça de Goiás pela realização deste trabalho inédito e histórico na nossa região, que beneficia toda a comunidade Kalunga, garantindo direitos e benefícios, como obtenção de aposentadoria e acesso à documentação civil”, disse na ocasião, o prefeito de Cavalcante, Vilmar Souza.

Também estavam presentes no evento, o secretário-geral da Corregedoria Gustavo Machado do Prado Dias Maciel, chefe de gabinete da Diretoria-Geral do TJGO, Virgínia Cheim, a assessora executiva da Presidência do TJGO, Brenna Martins, o Lucas Furtado da Divisão de Gerenciamento de Sistemas do CNJ e Conveniados da CGJ, e a diretora da escola, Ivani Malta.

Documento vencido

O aposentado Lúcio Rosa (foto abaixo), de 83 anos mora no Povoado Kalunga do Engenho II, na região de Cavalcante. Ele compareceu ao Registre-se!, na Escola Estadual Elias Jorge Cheim, para fazer a renovação de sua carteira de identidade, vencida há mais de 20 anos. “Estou muito contente e agradecido por ser atendido nesta iniciativa do Poder Judiciário e da Corregedoria, que ajuda nosso povo com todos esses benefícios que a gente não conseguia acesso”, mencionou Lúcio.

Primeira identidade

As gêmeas Clarissa e Larissa (foto acima), de 11 anos, moradoras do centro de Cavalcante, também foram, acompanhadas de sua mãe, Eliana, ao atendimento do programa Registre-se!. Tiveram lá a oportunidade de emitir a primeira carteira de identidade de suas vidas. A mãe explicou que elas tinham a certidão de nascimento, mas que o acesso à documentação civil era difícil na região. “Aproveitamos para participar deste projeto, e estamos muito satisfeitas de conseguir resolver tudo por aqui. Também vou aproveitar para renovar meu documento, que está muito antigo”, comemorou Eliana.

Oportunidade

Para o lavrador Sérgio Francisco Maia (foto acima), a iniciativa dá oportunidade para a população que vivencia a carência de serviços e a perspectiva de poucas chances de emprego. “Não é barato tirar um documento. Muitos de nós não conseguimos aposentar por falta da identidade. Esse trabalho é muito importante pra gente. Obrigado”.



Associação Quilombo Kalunga
Na sequência da programação do primeiro dia do Mês da Presidência em Cavalcante, o corregedor Leandro Crispim; o juiz auxiliar da Presidência Reinaldo Dutra; a juíza auxiliar da Corregedoria, Soraya Fagury; o secretário-geral da Corregedoria, Gustavo Maciel, e a assessora da Presidência, Brenna Martins, visitaram a Associação Quilombo Kalunga (foto acima), onde foram recebidos pela representante administrativa da associação Natália Moreira. 

  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO