Após a inauguração do estacionamento do fórum da comarca de Itumbiara, realizada nesta sexta-feira (18), os desembargadores do TJGO e demais autoridades participaram da sessão solene de posse da Diretoria da OAB – Subseção Itumbiara, para o triênio 2022-2024. O advogado Breno Pires Borges assumiu a presidência.

O presidente do TJGO declarou estar vivenciando um momento distinto, onde “a magistratura estava tendo voz na casa da advocacia e com enorme satisfação”. O desembargador Carlos França ressaltou que uma “advocacia atuante e combativa é importante para trazer as demandas da sociedade. E o Judiciário estará sempre aberto e respeitando a atuação do advogado como integrante do Sistema de Justiça e por ser indispensável à administração da justiça, conforme previsto no texto constitucional. A advocacia hoje no Tribunal de Justiça está muito bem representada pelos membros advindos do quinto constitucional da advocacia goiana, com cinco desembargadores (desembargadores Norival Santomé, Nicomedes Domingos Borges, Itamar de Lima, Guilherme Gutemberg Isaac Pinto e Anderson Máximo de Holanda), os quais engrandecem a justiça goiana”, concluiu França.

Presidente da Subseção de Itumbiara por dois mandatos, entre e 2001 e 2006, o corregedor-geral, desembargador Nicomedes Domingos Borges, lembrou que há 18 anos disputou a eleição como candidato único. “Hoje, 18 anos depois, meu filho chega à presidência como candidato único. Naquela época, eram 120 inscritos, hoje são 600. Meu coração ainda pulsa forte quando chego na subseção de Itumbiara, pois são muitas lembranças”, discursou o corregedor, que agradeceu, ainda, o gesto de generosidade dos colegas desembargadores por prestigiarem a posse.

O presidente empossado, Breno Pires Borges, citou algumas das primeiras ações de sua gestão, e destacou que sua principal bandeira é a inclusão do advogado ao sistema digital, além de trabalhar para atender os associados que mais necessitam. Se dirigindo aos desembargadores, Borges elogiou a redução considerável nos prazos para julgamento de recursos.

Responsável por dar posse à nova diretoria, o presidente da OAB-Goiás, Rafael Lara Martins, relatou que a subseção de Itumbiara foi a primeira de Goiás, criada em 1933. De acordo com ele, a bandeira da atual gestão da Ordem é “impulsionar a advocacia e defender a cidadania”. Assim como o chefe do Poder Judiciário goiano, o presidente da OAB-GO também ressaltou que os desembargadores oriundos da advocacia pelo quinto constitucional “são efetivamente exemplo e, separando a atuação, não deixam de lembrar da advocacia e dos temas que nos são tão caros.” 

Também prestigiaram a posse na OAB de Itumbiara os desembargadores: vice-presidente Zacarias Neves Coelho, ouvidor-geral Amaral Wilson de Oliveira, Itaney Francisco Campos, Luiz Cláudio Veiga Braga, Jeová Sardinha de Moraes, José Paganucci Júnior, Guilherme Gutemberg Isac Pinto, Jairo Ferreira Júnior e Anderson Máximo de Holanda; os juízes substitutos em segundo grau Camila Nina Erbetta Nascimento e Átila Naves do Amaral; os juízes auxiliares da Corregedoria Gustavo Assis Garcia, Ricardo Dourado e Altair Guerra da Costa; o diretor do Foro da comarca de Itumbiara, juiz Vinícius Caldas da Gama e Abreu, e os magistrados da comarca Sílvio Jacinto Pereira, Alessandro Luiz de Souza, Tatianne Marcella Mendes Rosa Borges, Thaís Lopes Lanza Monteiro, Eduardo Peruffo e Silva e Roberto Neiva Borges; e o diretor-geral do TJGO, Rodrigo Leandro da Silva. (Texto: Daniela Becker / Fotos: Wagner Soares - Centro de Comunicação Social do TJGO). 

Galeria de fotos 


  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO