A comarca de Itumbiara recebeu, nesta sexta-feira (18), dezenas de autoridades do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) e da sociedade local para a inauguração do novo estacionamento do fórum e a entrega do título de cidadão itumbiarense ao presidente do TJGO, desembargador Carlos França. A solenidade foi prestigiada por desembargadores, magistrados do primeiro grau, representantes da advocacia, do Ministério público, da administração municipal e do legislativo.

Com 77 novas vagas, o novo estacionamento será aberto à comunidade, podendo ser utilizado pelos jurisdicionados que vão ao fórum. Com a ampliação, a comarca, que tem dois estacionamentos, passa a contar com 174 vagas. Foram quatro meses de obras e o espaço ganhou pavimentação em concreto armado e o plantio de novas árvores. Também foi realizada a restauração de toda calçada, que agora é acessível, com novo piso de concreto rústico e instalação de piso tátil. O estacionamento privativo para juízes e promotores recebeu nova cobertura. Além do estacionamento, foi feita revitalização da rampa de acesso do fórum, com novo piso e corrimão, atendendo às normas de acessibilidade.

Durante o evento no fórum, o presidente Carlos França recebeu o "Título de Cidadão Itumbiarense". O autor da propositura, aprovada por unanimidade, foi o vereador José Orestes Borges Guimarães e a entrega foi feita por vereadores da cidade.

Poder Judiciário
O chefe do Poder Judiciário Estadual destacou que a ampliação do estacionamento da comarca de Itumbiara está em harmonia com o principal objetivo da sua gestão, que é a prestação jurisdicional. “A falta de vagas para os usuários da Justiça dificultava o acesso ao fórum. Então, essa obra é de um significado elevado para o Poder Judiciário, porque tudo que que pode facilitar o acesso aos serviços oferecidos pelo Judiciário é muito bem-vindo e é buscado por essa gestão”, destacou França. O presidente agradeceu a parceria do corregedor-geral da Justiça de Goiás, desembargador Nicomedes Domingos Borges, “por ter apresentado essa demanda e ter possibilitado que a gestão tivesse a oportunidade de contribuir.”

Sobre o título de cidadão, o presidente declarou estar “honrado e emocionado de ser agraciado com o título de cidadão desta terra.” Carlos França disse que observou Itumbiara crescer ao longo dos anos, sempre que passava pela cidade ao ir ou voltar de sua terra natal, Campina Verde (Minas Gerais). “A partir de hoje, o Tribunal de Justiça terá mais um filho desta terra por adoção. E quero dizer que podem contar sempre com o Poder Judiciário, com os magistrados e servidores. Estaremos prontos para dar resposta às demandas apresentadas, para buscar apaziguar e compor os conflitos”, finalizou o presidente.

“Para mim, que sou filho de Itumbiara, é uma alegria estar aqui na inauguração dessa obra. Mas, sobretudo, para os advogados e jurisdicionados, que poderão usufruir do estacionamento”, afirmou o corregedor-geral, desembargador Nicomedes Domingos Borges, lembrando que, desde a assinatura da ordem de serviço, a obra nunca parou e foi executada em um período de quatro meses (120 dias). O corregedor-geral fez um reconhecimento ao presidente França, por ter se sensibilizado com a demanda desde o primeiro momento, e ressaltou que o “otimismo e dinamismo dessa nova geração do Tribunal de Justiça está fazendo a diferença”.

Diretor do Foro da comarca de Itumbiara, o juiz Vinícius Caldas da Gama e Abreu agradeceu ao presidente e ao corregedor-geral pela obra, segundo ele, por anos esperada. O magistrado também agradeceu a presença de tantas autoridades na comarca. “Obrigado por partilharem conosco esse momento tão alegre na história dessa comarca”.

“Este estacionamento é o reflexo dessa gestão: uma obra grandiosa, que nos impacta profundamente, realizada em poucos meses, com impactos para o bem-estar e o conforto de todos os integrantes e usuário da Justiça.” O magistrado também evidenciou seu orgulho em fazer parte da comarca, “que é modelo de produtividade, pois possui duas das quatro unidades jurisdicionais com menor taxa de congestionamento do Estado; modelo de harmonia e integração dos magistrados e servidores e modelo de cooperação com as instituições do Sistema de Justiça, Polícia Civil e Militar, com Executivo, o Legislativo e com o jurisdicionado”.

Convidados
O deputado estadual Álvaro Guimarães, primeiro secretário da Assembleia Legislativa de Goiás, falou da sua relação próxima com o Poder Judiciário e lembrou que, quando da decisão de construção do novo fórum, ele e o juiz Altair Guerra da Costa, hoje auxiliar da Corregedoria-Geral, saíram procurando terrenos e foram os responsáveis pela escolha do local “da Casa da Justiça em Itumbiara”. O deputado ainda narrou que é relator de grande parte dos projetos de lei enviados pelo Tribunal à Assembleia e sempre procura “fazer com seriedade a relatoria dos projetos do Judiciário”.

O prefeito Dione José de Araújo evidenciou a parceria entre Executivo e Judiciário. O gestor citou que nesta sexta-feira, os dois poderes, por meio da Coordenadoria da Mulher do TJGO e diversas instituições locais se reuniram e firmaram acordo para criação de uma rede de proteção à mulher na cidade. Para ele, “com toda certeza, a inauguração do estacionamento trará segurança e conforto a todos os advogados, servidores e usuários do fórum”.

Para a coordenadora das promotorias de Itumbiara, promotora de Justiça Ana Paula Sousa Fernandes, “a Justiça funciona quando há cooperação entre os poderes e instituições, Poder Judiciário, Ministério Público, OAB e sociedade pois é para vocês, cidadãos, que entregamos esses serviços”. A promotora também relatou que “a pandemia nos aproximou do Poder Judiciário, ao permitir o acompanhamento das sessões de julgamento dos órgãos colegiados por videoconferência.”

“Uma Ilha de excelência, assim é reconhecida a comarca de Itumbiara”, nas palavras do novo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Itumbiara, Breno Pires Borges, para quem esse objetivo é de todos: Poder Judiciário, OAB e MP. O advogado salientou que a construção do estacionamento foi muito cobrada pela advocacia local e “nada mais justo do que prestigiar a entrega da obra e agradecer a sensibilidade da Administração do Tribunal”.

Título de cidadão
O vereador José Orestes Borges Guimarães, autor do projeto que concedeu o "Título de Cidadão Itumbiarense" ao presidente do TJGO apresentou, em breves palavras, a trajetória do desembargador Carlos França. “Por todo o seu dinamismo, inclusive quando era juiz no primeiro grau, e por trazer avanços à justiça de nossa cidade, eu propus e, por unanimidade, a Câmara Municipal de Itumbiara concedeu o Título de Cidadão Itumbiarense ao desembargador Carlos Alberto França. O vereador também comentou que “Itumbiara hoje tem a satisfação em ver seus poderes constituídos trabalharem em harmonia, em uma relação de respeito, responsabilidade e ajuda mútua”. A entrega contou com a presença dos vereadores Wellington Areda e policial Rolissandro.

Autoridades que participaram da solenidade
-Desembargadores: vice-presidente Zacarias Neves Coelho, ouvidor-geral Amaral Wilson de Oliveira, Itaney Francisco Campos, Luiz Cláudio Veiga Braga, Jeová Sardinha de Moraes, José Paganucci Júnior, Guilherme Gutemberg Isac Pinto, Jairo Ferreira Júnior e Anderson Máximo de Holanda.
-Juízes substitutos em segundo grau: Camila Nina Erbetta Nascimento e Átila Naves do Amaral.
-Magistrados do primeiro grau: juízes auxiliares da Corregedoria Gustavo Assis Garcia, Ricardo Dourado e Altair Guerra da Costa; magistrados da comarca de Itumbiara: Sílvio Jacinto Pereira, Alessandro Luiz de Souza, Tatianne Marcella Mendes Rosa Borges, Thaís Lopes Lanza Monteiro, Eduardo Peruffo e Silva e Roberto Neiva Borges.
-Diretor-geral do TJGO, Rodrigo Leandro da Silva, e diretora de Obras, Cybelle Saad Sabino de Freitas Faria.
-Outras autoridades: vice-presidente da OAB Goiás, Thales Jayme; vice-prefeito de Itumbiara, Daniel Borges; delegado regional da Polícia Civil, Ricardo Torres Chueire; esposa do corregedor-geral, Nilda Borges; Vice-Presidente da Casag/OAB, Neli Carita Máximo Figuerêdo; representante loja maçônica justiça e caridade, Rodrigo Alves da Silva Barbosa; servidores judiciário, cartorários e secretários municipais. (Texto: Daniela Becker / Fotos: Wagner Soares - Centro de Comunicação Social do TJGO). 

Galeria de fotos

  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO