Inovações recentes do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) no âmbito da informática foram tema de live nesta quinta-feira (18), no perfil institucional do Instagram (@tjgooficial). Com apresentação dos juízes Aldo Sabino, auxiliar da Presidência, e do titular do 9º Juizado Especial de Goiânia, juiz Antônio César Meneses, o público teve oportunidade de conhecer mais e tirar dúvidas sobre o Gabinete Virtual e as últimas alterações realizadas no sistema Projudi. A mediação e a apresentação do evento ficou a cargo da coordenadora de Inovação e Inteligência do TJGO (InovaJus), Jaqueline Martins e Silva.

Virtualização
A fim de facilitar o atendimento da classe advocatícia durante o período mais crítico da pandemia de Covid-19, o juiz Antônio César começou a utilizar a plataforma Zoom. O juiz conta que o formato era mais ágil que a usual troca de e-mails e agradava mais advogadas e advogados interessados em contatá-lo. “Tentamos facilitar o acesso, com uma agenda mensal de reuniões por videoconferência. O advogado solicita o agendamento, e logo tem a resposta”.

A iniciativa deu certo e logo foi notada pela Presidência do TJGO, conforme conta o juiz auxiliar Aldo Sabino. “Trata-se de uma ferramenta que funciona como se o juiz ou juíza abre a porta do próprio gabinete. Ao institucionalizar a iniciativa, louvamos a ideia e a criatividade inicial”. Para o atendimento pela sala virtual dos gabinetes, é preciso acessar o banner do Balcão Virtual na página principal do site do TJGO, clicar em Balcão Virtual no menu de acesso rápido e depois escolher a aba Gabinete Virtual (link).

Projudi

Ao citar o sistema Projudi, o juiz Aldo Sabino elucidou que, diferente de outros Tribunais de Justiça Estaduais, o TJGO tem um sistema próprio, que permite customização conforme as demandas verificadas. “A área de informática sempre é desafiadora. Nossa capacidade de desenvolvimento é limitada, embora detemos uma equipe muito competente e capaz”, falou, ao tecer elogios às servidoras e servidores que compõe as pastas ligadas à tecnologia do Poder Judiciário goiano.

O magistrado adiantou que até junho do próximo ano haverá uma interligação com o PDPJ “o que pode fazer com que o usuário goiano sinta perda em aderência e mobilidade, mas representa ganho em uniformidade nacional”. Sobre novidades no sistema, ele também citou várias melhorias atuais, como estabilização, o campo para documentos assinados e a interligação com o E-Cartas. (Texto: Lilian Cury / Foto: Wagner Soares - Centro de Comunicação Social do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO