A prática da atenção plena e consciência nos momentos presentes e em cada situação e movimento, foi o tema da roda de conversa, na tarde desta terça-feira (26), durante o segundo dia de programação da Semana do Servidor do Poder Judiciário de 2021. O painel Mindfulness - Como Parar, Concentrar e Acalmar-se em um Mundo que não Para? Como?,  foi transmitido ao vivo pelo canal da Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (Ejug) no YouTube.

O bate-papo foi apresentado pela servidora da Ejug, professora e palestrante em cursos de gestão de pessoas e liderança, Daniela Botelho, e a servidora da Diretoria de Recursos Humanos (DRH) do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), especialista em carreira e liderança, gestão pública e gestão de pessoas, além de coach pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), palestrante e professora na Ejug, Patrícia Magalhães. Durante a abertura da conferência, o poeta Allan Dias e o músico Tiago Corrêa, integrantes do grupo musical Reverb Poesia, que inova na união poética, apresentaram a canção O mar ensina.

Conforme a palestrante Daniela Botelho, é cada dia mais urgente a prática e o aprendizado da concentração, como um exercício intencional, em busca de resultados de foco, atenção e bem-estar. “Precisamos aprender, por meio de tantas ferramentas simples e amplamente disponíveis, a concentrar e se acalmar em um mundo em constante movimento”, alertou Daniela Botelho.

Patrícia Magalhães explicou que o exercício da atenção plena auxilia no tratamento da ansiedade e de outros distúrbios emocionais, como estresse e depressão. Ela observou que a prática do mindfulness também ajuda no desenvolvimento do auto-conhecimento, da empatia e da inteligência emocional, além de promover a melhoria das relações pessoais e de produtividade. “A prática de meditação de atenção plena chamou a atenção de instituições e empresas, pelos resultados positivos, especialmente no que diz respeito à produtividade”, destacou. Durante o painel ainda foram realizadas práticas de reflexão e meditação.

Liderar é Servir: Aprimorando os Relacionamentos Interpessoais com a Comunicação

O segundo painel da programação de terça-feira (26) também teve a roda de conversa Liderar é Servir: Aprimorando os Relacionamentos Interpessoais com a Comunicação. O debate teve a finalidade de reforçar o espírito de liderança empática do programa Liderar é Servir do Poder Judiciário goiano, como forma de manutenção de um ambiente de trabalho harmônico e estimulante.

A conferência foi apresentada pelas servidoras Daniela Botelho e Patrícia Magalhães, e teve a participação da psicóloga do TJGO, Thayssa Maria Garcia Moiana, e da coordenadora pedagógica da Ejug, a psicopedagoga Ana Paula Vilela Leite. “A comunicação é a forma como interagimos com o mundo, e pode mudar o engajamento de uma equipe”, destacou Thayssa Moiana.

Ana Paula Leite explicou que o estilo de liderança desenvolvido e disseminado pelo programa Liderar é Servir possibilita o aprimoramento das habilidades dos servidores, por meio das práticas de autoconhecimento e dos componentes afetivos e cognitivos da empatia. “Por vezes precisamos desconstruir antigas práticas para edificar novos e salutares hábitos”.

Confira aqui a programação da Semana do Servidor do Poder Judiciário de 2021.  (Texto: Carolina Dayrell / Fotos: Wagner Soares - Centro de Comunicação Social do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO