Em momentos de grande produtividade, dinamismo e interação, o Encontro Regional da 2ª Região Judiciária, sediado pela comarca de Aparecida de Goiânia e promovido pela Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás, em parceria com a Escola Judicial do Tribunal de Justiça de Goiás (Ejug), foi encerrado nesta sexta-feira, 4, de forma muito exitosa com mais de 4 mil participantes. Em momentos de grande produtividade, dinamismo e interação, o evento teve sua última atividade com uma audiência pública para ouvir a comunidade local, presidida pelo corregedor-geral da Justiça de Goiás, desembargador Leandro Crispim.
Agradecendo a acolhida e a atenção dispensada aos integrantes da Corregedoria-Geral da Justiça nos três dias do evento, o corregedor-geral da Justiça, desembargador Leandro Crispim, acentuou que a audiência pública é uma das partes mais importantes e significativas do Encontro Regional.
“Nosso intuito é ouvir reclamações, opiniões, sugestões. Estamos abertos e atentos a todos os questionamentos dessa comunidade tão importante”, evidenciou.
Em consonância com o corregedor-geral, o juiz Marcus Vinícius Alves de Oliveira, auxiliar da Corregedoria e coordenador dos Encontros Regionais, observou a relevância de se ouvir as demandas da sociedade e sublinhou que a estrutura administrativa da Justiça é complexa.
“Não somos perfeitos, mas estamos dispostos a aprender e a melhorar sempre. Hoje temos dois grandes gestores que diuturnamente pensam nas soluções para otimizar e humanizar a prestação jurisdicional que é o desembargador Carlos França, presidente do TJGO, e o corregedor-geral, desembargador Leandro Crispim.
Por sua vez, o juiz Gustavo Assis Garcia, auxiliar da Corregedoria, demonstrou contentamento em fazer parte da equipe do desembargador Leandro Crispim e citou os três dias de grande sucesso do evento.
“Após três dias muito produtivos, temos essa audiência pública, de grande relevância para colhermos subsídios e informações a respeito do nosso trabalho e nos colocarmos à disposição da sociedade, aproximando-a do Poder Judiciário”, evidenciou.
Inovações
O juiz Ricardo Dourado, auxiliar da Corregedoria, comentou uma vez mais sobre o lançamento do Programa RegularizAÇÃO do TJGO que aconteceu na quarta-feira, 2, na abertura do Encontro Regional, e lotou o auditório com mais de 200 pessoas. Ele abordou as temáticas debatidas nos dias do encontro e também o canal interativo estabelecido com os cidadãos e entidades representativas na audiência pública.
Muito satisfeito com a escolha da comarca de Aparecida de Goiânia para sediar o evento, o juiz Társio Ricardo de Oliveira Freitas, diretor do Foro de Aparecida de Goiânia, ressaltou as inovações benéficas ocorridas nos encontros e elogiou o trabalho desempenhado pelo corregedor-geral e pelos colegas juízes auxiliares da CGJGO.
“Ficamos sensibilizados com essa dedicação e a iniciativa pessoal do corregedor-geral de participar desse encontro, o que demonstra a visão de um gestor interessado em melhorar as condições do serviço prestado ao Judiciário. A boa prestação jurisdicional e o aprimoramento.
Ao final da audiência pública, o juiz Társio Ricardo foi homenageado pela OAB com uma moção de agradecimento pelos relevantes trabalhos prestados à sociedade.
Compuseram a mesa diretiva além do corregedor-geral, dos três juízes auxiliares da Corregedoria e do diretor do Foro local, Vítor Hugo dos Santos Pereira, procurador-geral da Câmara Municipal, representando André Fortaleza, presidente da Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, José Pereira de Souza, coordenador da Defensoria Pública de Aparecida de Goiânia, Laís Defende, representando o presidente da subseção da OAB de Aparecida de Goiânia, Sebastião Justo Neto, Major Tiago de Freitas Stenka, representando o coronel Daniel Pires Aleixo, comandante do 2º Comando Regional de Polícia Militar. Participaram ainda da audiência pública Gustavo Machado do Prado Dias Maciel e Clécio Marquez, diretor de Planejamento e Programas da CGJGO, além de diretores de área da CGJGO e representantes de entidades locais.
Reunião reservada com servidores (as)
Em tom informal, o corregedor-geral, desembargador Leandro Crispim, durante reunião reservada com somente com os servidores (as), outra novidade desta gestão, ressaltou o sucesso do encontro e o trabalho de sinergia, o que, a seu ver, propicia um aprendizado mútuo. "Percebemos o quanto esse encontro foi proveitoso. Estamos aqui para dialogar, orientar, capacitar, trocar experiências e buscar soluções, com a finalidade precípua de aprimoramento das atividades judiciais e de fortalecimento do sistema de Justiça”, frisou.
O corregedor-geral conclamou os servidores ainda a ter um olhar uníssono a fim de realizar um alinhamento que contribua para o alcance dos propósitos estratégicos do Poder Judiciário. "Já fizemos muito, mas, ainda, há muito a ser feito! Juntos, de mãos dadas, o faremos", declarou.
Por sua vez, o juiz Marcus Vinícius, coordenador dos Encontros Regionais, falou sobre as capacitações com temas relacionados à gestão e deu o exemplo do Sistema Controle, já que muitos servidores (as) acham que a sua função era punir e cobrar. No entanto, com as exposições feitas no encontro sobre as funcionalidades do sistema, ficou demonstrado que seu papel essencial é de orientação e aperfeiçoamento das rotinas das escrivanias e gabinetes.
Colocando-se à disposição de todos os servidores (as), o juiz Guilherme Saad Sabino de Freitas, auxiliar da Presidência do TJGO e, na oportunidade, representando o presidente do TJGO, desembargador Carlos França, manifestou mais uma vez seu carinho pela Corregedoria, órgão em que também atuou como juiz auxiliar. O magistrado enalteceu a evolução dos Encontros Regionais e destacou a inovação da gestão do desembargador Leandro Crispim em reservar um momento exclusivo somente para os servidores (as), assim como o alinhamento e a cooperação existentes hoje entre a Presidência e a Corregedoria.
Aprimoramento e acolhimento
O Gustavo Assis Garcia, auxiliar da Corregedoria, destacou a representatividade dos servidores (as) que integram a 2ª Região Judiciária e a alegria em participar do último dia do encontro para discutir as dificuldades, manifestando acolhimento da Corregedoria para buscar soluções aos questionamentos.
Parabenizando o desembargador Leandro Crispim pela dinâmica implementada na Corregedoria, bem como sua forma de atuação, o juiz Ricardo Dourado, auxiliar da Corregedoria, expressou sua satisfação em trabalhar para o aprimoramento da prestação jurisdicional nesta gestão e ressaltou a importância desse momento de debate aberto e respeitoso.
“Estamos aqui para ouvir as críticas construtivas, as angústias do dia a dia, dentro de cada fórum das comarcas, trazendo melhorias e apontando erros. Essa interação é fundamental para buscarmos uma Justiça mais célere, próspera, bem como trazer condições mais dignas de trabalho aos servidores (as)”, pontuou.
Além do corregedor-geral, compuseram a mesa diretiva o juiz Aldo Sabino, pela Presidência do TJGO, os três juízes auxiliares da CGJGO, Gustavo Assis, Ricardo Dourado e Marcus Vinícius, além de Gustavo Machado, secretário-geral da CGJGO, Fabrício Duarte Sousa, presidente do Sindicato dos Servidores e Serventuários da Justiça do Estado de Goiás (Sindjustiça) e Eleandro Alves de Almeida, presidente do Sindicato dos Oficiais de Justiça Avaliadores do Estado de Goiás (SINDOJUS-GO).
Reunião reservada com magistrados (as)
Na sequência, foi realizada ainda uma reunião reservada do corregedor-geral com os magistrados (as). Reiterando o profundo reconhecimento aos magistrados e às magistradas pela dedicação e pelo comprometimento, o desembargador Leandro Crispim agradeceu a todos e a todas pela participação na reunião e disse que o estreitamento da comunicação institucional entre a Corregedoria-Geral da Justiça e os magistrados goianos é o objetivo precípuo desse momento.
Integram a 2ª Região Judiciária, além de Aparecida de Goiânia (Comarca Polo/Sede), Anicuns, Araçu, Bela Vista de Goiás, Edéia, Firminópolis, Goianira, Guapó, Hidrolândia, Inhumas, Jandaia, Nazário, Nerópolis, Palmeiras de Goiás, Piracanjuba, Senador Canedo, Trindade, Turvânia e Varjão.
Gabinete Itinerante
A exemplo das edições anteriores, o corregedor-geral desempenhou suas funções diretamente da Comarca Polo/Sede realizando atendimentos relacionados às áreas judiciais, extrajudiciais e administrativas de competência da Corregedoria-Geral da Justiça (Gabinete Itinerante do Corregedor-Geral).
Sete painéis em um dia
Com uma participação maciça dos servidores (as) da 2ª Região Judiciária, foram apresentados somente nesta quinta-feira, 3, sete painéis de capacitação voltados para a importância da gestão (nos períodos matutino e vespertino) pelas equipes da Corregedoria-Geral da Justiça e da Presidência do TJGO.
O primeiro painel que teve como tema “Prêmio Produtividade do TJGO” foi apresentado pelo juiz Everton Pereira Santos, da 25ª Vara Cível de Goiânia. Já o segundo painel que abordou Gestão de Gabinete foi exposto pela juíza Patrícia Dias Bretas, da 1ª Vara (Cível, Família e Sucessões, e da Infância e da Juventude) e diretora do Foro de Senador Canedo.
“Controle de Produtividade (planilhamento)” foi tema do terceiro painel ministrado pelo juiz Rodrigo de Melo Brustolin, do 2º Juizado da Infância e da Juventude das Causas Infracionais, Questões Administrativas Afins; e por Andréia Abreu Fernandes, gestora master da 1ª Unidade de Processamento Judicial dos Juizados da Fazenda Pública de Goiânia.
Com um viés que chamou a atenção dos participantes “O que os dados contam, além dos números, para gestão de processos judiciais” fez parte da apresentação do quarto painel explanado pelo juiz Marcus Vinícius Alves de Oliveira, auxiliar da Corregedoria, Domingos da Silva Chaves Júnior, diretor de Tecnologia da Informação da CGJGO; e Felipe Aires Gonçalves Vieira, assessor correicional e subcoordenador do Foro Judicial da CGJGO.
O quinto painel exibiu o “BNMP” e “Baixa Processual em Geral” desenvolvido por Thiago Borges, coordenador judiciário da Diretoria do Foro de Goiânia. Já o sexto painel trouxe a “Gestão Aplicada do Processo Eletrônico e da Unidade Judicial” por Susana Silva Araújo, assessora no gabinete do juiz Aldo Guilherme Saad Sabino de Freitas, auxiliar da Presidência do TJGO.
Os servidores Maria de Fátima da Silva, assessora no gabinete do juiz Aldo Sabino; Mislene Medrado Borges, diretora de Planejamento e Inovação do TJGO; e Diego César Santos, assessor setorial da Diretoria de Planejamento e Inovação do TJGO, discorreram sobre “ PROJUDI / PJD” e “Operacionalidades do Sistema Gestão à Vista”, no último painel.
Sobre o Encontro Regional
O programa “Encontros Regionais (Audiência Pública) tem por finalidade promover o acesso e a melhoria da comunicação entre a comunidade, servidores (as), magistrados (as) e o Poder Judiciário nas regiões judiciárias e suas respectivas comarcas do Estado com o intuito de receber sugestões, críticas, reclamações e, principalmente, respostas sobre a aceitação e o alcance das ações promovidas pelo Poder Judiciário.
O evento foi promovido presencialmente de quarta a sexta-feira (2 a 4 de agosto), com transmissão on-line pelo Canal do Youtube da Diretoria de Planejamento e Programas da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás. As inscrições dos painéis oferecidos, bem como a emissão dos certificados digitais, ficou a cargo da Ejug. Este é o terceiro Encontro Regional promovido na gestão do desembargador Leandro Crispim. (Texto: Myrelle Motta - Diretora de Comunicação Social do Tribunal de Justiça de Goiás/Fotos: Agno Santos - Centro de Comunicação Social do TJGO)
Números Finais do Encontro Regional da 2ª Região Judiciária do Estado de Goiás:
(Comarca Polo/Sede de Aparecida De Goiânia)
Abertura: 233 (presencial) + 291 (online)= 524
Reunião Sobre Regularização Fundiária: 269 (presencial) + 287 (online) = 556
Reunião Do Extrajudicial: 93 (presencial) + 48 (online) = 141
Painel 1: 111 (presencial) + 203 (online) = 314
Painel 2: 143 (presencial) + 221 (online) = 364
Painel 3: 97 (presencial) + 232 (online)= 329
Painel 4: 129 (presencial) + 250 (online) = 379
Painel 5: 123 (presencial) + 248 (online) = 371
Painel 6: 138 (presencial) + 199 (online) = 337
Painel 7: 119 (presencial) + 201 (online) = 320
Reunião Reservada Da CGJGO com servidores(as): 138 (presencial) + 141 (online) = 279
Reunião Reservada Da CGJGO com magistrados(as): 51 (presencial) + 1 (online) = 52
Audiência Pública: 66 (presencial) + 123 (online) = 189
Total Geral (participantes Presenciais e pelos canais online da CGJGO):
4.155 Participantes