Começou na manhã desta segunda-feira (17) e vai até a próxima quinta (20) o Mutirão de Audiências Concentradas do Seguro DPVAT, realizado pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), no térreo do fórum Heitor Morais Fleury, Setor Oeste .
São 10 bancas instaladas para atender as partes intimadas e realizar as 536 audiências agendadas. Durante os quatro dias, a expectativa da organização do evento é que cerca de 1.600 pessoas passem pelo local.
Além do mutirão do DPVAT, no decorrer do ano, outros mutirões de audiências concentradas são realizados pelo TJGO, divididos por área, como aqueles relativos a família e ações de instituições bancárias. Há ainda a Semana Nacional de Conciliação, evento coordenado pelo Conselho Nacional de Justiça e TJGO, que este ano será realizada de 7 a 14 de novembro. Em Goiás, o evento acontecerá na Estação Goiânia, próximo à rodoviária, e também no Fórum Criminal Fenelon Teodoro Reis.
A partir deste mês, o mutirão DPVAT será realizado mensalmente na capital.“A cada edição, tentaremos elevar o número de acordos. O DPVAT é uma das ações que mais são protocolizadas no serviço forense. Por ser grande esse volume, surgiu a necessidade de providenciarmos mais mutirões”, disse o coordenador-adjunto do Núcleo, juiz Claudiney Alves de Melo. Para o magistrado, a vantagem da ação é dar uma resposta mais rápida ao jurisdicionado. “A conciliação é hoje uma cultura nacional e muitas pessoas já a encamparam por verificar que é o caminho mais curto e mais rápido para solucionar problemas via argumentação entre as próprias partes”, avaliou.
O açougueiro Omar Francisco Bonfim sofreu um acidente de moto há um ano, quando um carro o atingiu e fez com que perdesse o movimento do braço esquerdo. Desde então, moveu uma ação para garantir seu direito e foi somente hoje, durante o mutirão, que conseguiu acertar o recebimento do seguro. “Entramos em um acordo. Estou satisfeito com o resultado”, comemorou Omar, que em 45 dias receberá o valor acertado. (Texto: Arianne Lopes / Fotos: Aline Caetano – Centro de Comunicação Social do TJGO)