A juíza Isabella Luíza Alonso Bittencourt, em ação que demonstra a continuação das atividades do Poder Judiciário goiano no Projeto Raízes Kalungas – Justiça e Cidadania, conduziu, nesta quarta-feira (11), reunião no Ponto de Inclusão Digital (PID) na comunidade Vão de Almas, em Cavalcante. O encontro contou com a presença de líderes da comunidade, e teve a finalidade de ouvir os moradores locais sobre as melhorias trazidas pela implementação do projeto, idealizado pelo presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Carlos França.

A juíza Isabella Bittencourt destacou que a principal demanda dos integrantes da comunidade ainda é a acessibilidade. “As lideranças kalungas elogiaram o trabalho do Tribunal de Justiça de Goiás, que trouxe inúmeros benefícios para os moradores da região, e ressaltaram a importância da divulgação sobre os direitos dos povos originários”, pontuou a magistrada.

Isabella Bittencourt aproveitou a viagem ao município de Cavalcante e visitou a dona Procópia dos Santos Rosa, na comunidade Kalunga Riachão. “Fui levar um presente da Coordenadoria da Mulher do TJGO, que esteve com ela na Semana pela Paz em Casa, no último mês de agosto”, disse a juíza Isabella Bittencourt.

Dona Procópia, de 91 anos, é uma das mais respeitadas lideranças da região. Em 2005, foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz pela luta em prol dos territórios e dos direitos dos kalungas.

Participaram da reunião no PID da comunidade, o presidente da Associação Comunitária Kalunga do Vão de Almas, Romes Santos; a professora e o professor Maria José Sousa e Iberacy Sousa; e a liderança local Ivana Sousa.

Quer saber mais sobre seu processo. Fale comigo!
Atendimento Virtual
Programa de Linguagem Simples do TJGO
Avalie nosso serviço