O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC) do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) participou, nesta quinta-feira (29), da solenidade de abertura do II Simpósio de Contabilidade Condominial. O evento, que teve como tema central a prevenção, foi realizado no auditório do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Goiás (Sebrae Goiás), situado no Setor Bueno, em Goiânia. A iniciativa visou debater as principais temáticas envolvendo a área condominial, e foi promovido pelo Conselho Regional de Contabilidade (CRCGO).
A assessora administrativa do Nupemec, Larissa Oliveira Silva Maia, destacou as ações do Nupemec, bem como ressaltou a oportunidade da parceria e a promoção dos métodos consensuais. De acordo com ela, a iniciativa surge como uma proposta de difundir os métodos adequados de resolução de disputas. "Esta colaboração visa a criação de um canal direto e eficiente, oferecendo soluções ágeis e eficazes para profissionais e empresas", disse.
Acrescentou ainda que a temática se alinha com os diversos projetos do Nupemec, que já atendem a demandas cíveis, comerciais, condominiais e de outras áreas por meio de iniciativas como "Eu Escolho Conciliar," "Comércio e Moradia," e "Acordo Aqui," por intermédio da Central de Conciliadores do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO). "A expectativa é que a parceria traga benefícios significativos para todos, reforçando o compromisso com a celeridade e a eficiência na resolução de disputas", frisou.
A programação contou com palestras e mesas de debates sobre a escrituração contábil e sua eficácia na elaboração da prevenção orçamentária; impostos e declarações acessórias, entre outros. Entre os palestrantes estavam os advogados Cristiano de Souza, Cirelle Monaco e Marcelo Felix de Amaro; além dos contadores, Fernando Rodrigues de Paula, Luciane de Paula Soares e Gilcimar Conceição, e do coordenador da do CRCGO, Renato Camargo. (Texto: Acaray Martins - Centro de Comunicação Social do TJGO)