A Secretária de Sustentabilidade do Núcleo de Responsabilidade Social e Ambiental (Nursa) do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), Raquel Magalhães Antonini, e o servidor do Núcleo, José Neto Cassiano, estiveram em Cavalcante, entre os dias 15 e 21 de agosto, para a fase inicial de diagnóstico e treinamento com o objetivo de implementar o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS). A ação faz parte do Projeto Raízes Kalungas, que integra a agenda do Núcleo, promovendo o desenvolvimento sustentável e o atendimento humanizado às comunidades tradicionais quilombolas.
Como parte da programação, os servidores se reuniram com o juiz da comarca de Cavalcante, Leonardo de Souza Santos. A iniciativa envolveu o Projeto Semente e o ponto de entrega voluntária de coleta de recicláveis de Cavalcante. “A iniciativa de criação do PGRS é fundamental para um desenvolvimento sustentável no município de Cavalcante pensado de forma global e culturalmente sensível, com o engajamento da comunidade quilombola kalunga e aproveitamento dos saberes tradicionais”, frisou. Segundo ele, a reinserção na economia de resíduos recicláveis, por meio da coleta seletiva, com atuação dos movimentos cooperativistas, além de fortalecer economicamente a região, contribui para a preservação do meio ambiente. “Nesse sentido, a parceria entre o TJGO, o Poder Executivo municipal, a comunidade quilombola e as organizações sociais é fundamental para concretizar o princípio da solidariedade em matéria ambiental”, completou.
Além disso, os servidores visitaram as comunidades Vão do Moleque, Vão de Almas, São José, São Domingos, Teresina e Engenho II. “As visitas revelaram que as comunidades rurais do território têm uma enorme consciência sobre a destinação adequada de seus resíduos, seja por um conhecimento ancestral de cuidado com a terra, seja porque os impactos de um descaso com os resíduos trazem consequências imediatas para os moradores, animais e plantações. Essa consciência nos enche de ânimo para entregar o que eles mais precisam: tecnologia e escoamento dos resíduos que não podem reaproveitar ou reciclar localmente”, salientou Raquel Antonini.
Para encerrar as atividades, houve uma reunião com o prefeito de Cavalcante, Vilmar Souza, cujo objetivo foi alinhar ações conjuntas e otimizar iniciativas voltadas à sensibilização sobre consumo consciente e práticas ambientais, com foco na estruturação da coleta seletiva, no fomento ao cooperativismo da categoria de coletores, na criação de uma estrutura para o encerramento sustentável do lixão, além de estratégias de recolhimento de resíduos especialmente voltadas para as comunidades da zona rural.
Capacitação
E ainda, foi realizado um treinamento com os servidores do fórum de Cavalcante, focado na gestão de resíduos, com o objetivo de capacitá-los tecnicamente para a implementação do plano na comarca.
Segundo a servidora Lidiane Gomes da Silva, “a implementação de um sistema eficiente de gerenciamento de resíduos sólidos é uma iniciativa crucial para a melhoria do nosso ambiente e qualidade de vida”. Para ela, o gerenciamento de resíduos sólidos na comarca de Cavalcante não apenas contribui para a preservação ambiental, mas também traz benefícios diretos para o nosso dia a dia no trabalho.
Já para o servidor Gustavo Fernandes Torres, o curso contribuiu para aumentar o conhecimento sobre reciclagem. “Saber separar de forma adequada todos os lixos e como podemos colaborar com o meio ambiente é muito importante. Agora todos nós, vamos levar esse aprendizado para nossas famílias induzindo outras pessoas a começarem a pensar com consciência e cuidar cada vez mais do meio ambiente”, ressaltou. (Texto: Arianne Lopes / Fotos: arquivo - Centro de Comunicação Social do TJGO)