A Coordenadoria da Infância e da Juventude (CIJ) do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) realizou, nesta terça-feira (20), uma capacitação em Cavalcante, voltada aos representantes da Rede de Proteção Infantojuvenil dos municípios de Cavalcante, Teresina de Goiás e Monte Alegre de Goiás. Na segunda-feira (19), a iniciativa foi destinada aos representantes dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.
A atividade, parte do Projeto Raízes Kalungas, teve como foco a Primeira Infância e incluiu debates sobre a construção do Plano Municipal da Primeira Infância (PMPI), destacando a importância da criação de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento integral das crianças.
Durante o evento, foi transmitida ao vivo a palestra do professor e mestre em Educação, com especialização em Educação Infantil, Vital Didonet, que abordou o tema “Parentalidade Positiva na Primeira Infância”. A palestra, realizada em parceria com A Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (Ejug), marcou o início da Semana "Cuidar, Brincar e Proteger", conforme previsto no Plano de Ação do Comitê Gestor Local para a Primeira Infância, sob a coordenação do Poder Judiciário Goiano, demonstrando um compromisso conjunto com a Primeira Infância e a proteção das crianças na região. A transmissão permitiu a interação e aprofundamento das discussões entre os participantes, fortalecendo o compromisso com práticas parentais respeitosas e não violentas.
A capacitação reuniu aproximadamente 50 participantes, incluindo representantes da Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Assistência Social e Conselheiros Tutelares dos municípios envolvidos.
Visitas
Ainda como parte dos trabalhos, a Coordenadoria da Infância visitou famílias no município de Cavalcante para conhecer de perto a realidade local para entender mais sobre as demandas da infância.