O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) reforça o compromisso no atendimento das necessidades do Ranking da Transparência do Poder Judiciário, instituído pela Resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nº 401/2021, e a prestação de serviço aos jurisdicionados com deficiência. Neste sentido, o TJGO comunica o chamamento público do Edital 06/2024, por meio da Comissão Permanente de Licitação, para credenciamento de profissionais, pessoas físicas, detentores de Certificação em Proficiência Linguística em Língua de Sinais – Libras, para a prestação de serviços de tradução e interpretação da Língua Brasileira de Sinais – Libras/Português e vice-versa.
Conforme o edital, os profissionais atuarão na tradução e interpretação simultânea em eventos, palestras (presenciais e virtuais) e sessões do TJGO, conforme condições estabelecidas no documento. O (A) profissional interessado(a) em se inscrever no Banco de Peritos deverá acessar o endereço eletrônico http://corregedoria.tjgo.jus.br/bancodeperitos, preencher os campos e anexar os documentos solicitados (Provimento CGJ/TJGO nº 38/2020).
Além disso, poderão participar do processo de credenciamento as pessoas físicas legalmente constituídas que satisfaçam as condições de habilitação indicadas neste edital e Termo de Referência, e que aceitem as exigências estabelecidas pelas normas deste Poder Judiciário e pela Lei nº 14.133/2021, no que couber.
O Poder Judiciário goiano também vem estabelecendo, por meio da Escola Judicial do TJGO (Ejug), cooperação e parceiras com instituições de formação em Língua Brasileira de Sinais, visando a oferta de curso profissionalizante, para que servidores sejam capacitados como intérpretes profissionais. (Texto: Carolina Dayrell- Centro de Comunicação Social do TJGO)