Ao falar sobre o tema  “Automação processual e inteligência artificial (IA)”, o juiz Esdras Benchimol, do Tribunal de Justiça do Estado de Roraima, deu início, nesta sexta (2),  à programação do segundo dia do evento “Workshop de Tecnologia e Inovação do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL)”, que foi aberto pelo presidente TJAL, desembargador Fernando Tourinho, na quinta-feira (1º).

Organizado pelo TJAL, em parceria com o Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre), o evento segue até sábado (3) discutindo sobre sistemas de automação, uso da tecnologia artificial, diagnósticos, entre outros.

Em sua palestra, Esdras Benchimol defendeu a utilização de inteligência artificial e recursos tecnológicos para o cumprimento da missão da Justiça em todo o país, empregando a capacidade humana de uma forma mais eficiente e criativa. “Precisamos usar essas tecnologias para aperfeiçoar a prestação jurisdicional. Somos responsáveis por usar a nossa força de trabalho, nossa criatividade e o nosso orçamento para adotar as melhores estratégias possíveis para que não haja mais sacrifício de direitos do cidadão”.

Participam do evento, pelo Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), o juiz auxiliar da Presidência do TJGO, Aldo Sabino; o diretor de TI do TJGO, Anderson Yagi; e os servidores da Diretoria de TI, César Garcia, Jesus Rodrigo e Susana Araújo.

Automação e GPT

O palestrante Esdras Benchimol apresentou a importância da adoção de tarefas estratégicas, fluxos de trabalho, automações simples, além de apresentar algumas automações mais complexas que vêm sendo utilizadas com sucesso no âmbito do TJRR. Segundo o juiz, desde a implantação das ferramentas de inteligência artificial no TJRR, o tempo de tramitação processual apresentou uma redução de 80%, gerando consequentemente uma redução do acervo de processos e do índice de retrabalho. (Centro de Comunicação Social do TJGO, com informações do TJAL)

Quer saber mais sobre seu processo. Fale comigo!
Atendimento Virtual
Programa de Linguagem Simples do TJGO
Avalie nosso serviço