“Para quem precisa, as doações fazem total diferença”. Foi com essa máxima que a equipe que trabalhou na Campanha do Agasalho, ação promovida pela Diretoria de Gestão de Pessoas do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (DGP/TJGO), encerrou a etapa de doações deste ano de 2024, com a entrega dos agasalhos arrecadados, na manhã desta sexta-feira (19), no Auditório Desembargador José Lenar de Melo Bandeira. Ao todo, foram mais de 1.500 itens arrecadados, entre cobertores, roupas femininas, masculinas e infantis, além de pares de sapatos.
Foram entregues cobertores às instituições sociais beneficiadas na Região da Grande Goiânia e, também, ao Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos e Cidadania do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (Nupemec). Na próxima terça-feira (23), servidores terceirizados do Poder Judiciário estadual também receberão os donativos.
“É muito importante esse movimento de doações, principalmente para a nossa casa que tem um fluxo semanal de atendimento de 150 famílias entre idosos, crianças, além de atendermos também pessoas em situação de vulnerabilidade no Estado de Goiás. Nesse período de frio é fundamental para proporcionar um pouco mais de consolo e acolhimento”, disse o juiz da 8ª Vara de Família de Goiânia, Tarsio Freitas, na ocasião representando o Centro Espírita Apóstolo Paulo.
Para a coordenadora da campanha, Viviane Oliveira, o projeto vem crescendo bastante com a participação dos servidores. “Já tem alguns anos que esse projeto tem nos dado fôlego para que todos os anos esteja dentro da programação. É uma inciativa que tem participação significativa dos servidores e, neste ano, mesmo tendo projetos voltados aos nossos colegas do Rio Grande do Sul, conseguimos uma boa arrecadação aqui para a Região Metropolitana de Goiânia também. Nosso estado também precisa.”, falou a servidora.
A coordenadora complementou que “a troca dos ingressos da festa junina fez com que a gente tivesse um montante significativo. E com isso proporcionar essa assistência a quem verdadeiramente precisa”. Ela também informou que as doações continuam, mesmo com a entrega dos donativos. “Para issso, baasta levar a qualquer momento na Diretoria de Pessoas do TJGO”, afirmou.
“É com muita alegria que recebemos as doações, porque estamos com aproximadamente 1.500 famílias aguardando esses cobertores. Nós, que trabalhamos na periferia de Aparecida de Goiânia, vemos esta necessidade. São muitas famílias necessitadas. A campanha do TJGO veio pra somar e essas roupas e cobertores chegarão às famílias de Aparecida de Goiânia”, afirmou o representante do Núcleo Espírita Cristão Eurípedes Barsanulfo, Dila Ogawa, que agradeceu a iniciativa do TJGO.
“As doações serão voltadas para a próxima edição do Pop Rua Jud, ação do Tribunal voltada para atender as políticas públicas do CNJ [Conselho Nacional de Justiça] e, também, ao público de situação de vulnerabildiade. Estamos indo para a terceira edição do Pop Rua. Nas duas últimas, atendemos cerca de 345 moradores em situação de rua. A previsão agora é de, no mínimo, 400 pessoas. Essa doação vem nos ajudar nessa etapa de assistência e acolhimento a esse público na Grande Goiânia.”, ressaltou Claudivina Batista, que representou o Nupemec.
Instituições beneficiadas
Para a edição deste ano de 2024, foram beneficiados o Centro Espírita Apóstolo Paulo, localizado no município de Trindade; o Núcleo Espírita Cristão Eurípedes Barsanulfo, em Aparecida de Goiânia; e também para ações aos assistidos do projeto “Mais Justiça Pop Rua Jud”, de iniciativa do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do TJGO; além de servidores terceirizados do Poder Judiciário estadual.