O projeto Mais Justiça realizou cerca de 700 atendimentos no último sábado (13), em Porangatu. A iniciativa é do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), com a participação do 15º Centro Judiciário Regional do Interior, coordenado pelo juiz Vinícius de Castro Borges e chefiado pela servidora Priscila Silva Accioli, com a colaboração do magistrado Luciano Borges da Silva.
Os moradores do município e região tiveram acesso a diversos serviços, entre eles, processos de mediação e conciliação com a realização de audiências, ações da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, da Corregedoria-Geral da Justiça, como também do Núcleo de Responsabilidade Social e Ambiental (Nursa).
Também foram parceiros na iniciativa, o Governo do Estado de Goiás, o Ministério Público, o Cartório de Registro Civil de Porangatu, as prefeituras de Porangatu, Bonópolis, Novo Planalto e Mara Rosa, bem como as faculdades Impacto e Unibrás.
O coordenador do Nupemec, juiz Leonys Lopes Campos da Silva, avaliou positivamente a iniciativa em Porangatu, e ressaltou que o Mais Justiça “facilita ao cidadão o acesso aos serviços dos órgãos que compõem o sistema de justiça, proporcionando um atendimento rápido, humanizado, além de oferecer diversos atendimentos por meio dos nossos parceiros.”
Ações
O projeto realizou 93 audiências, com 89 acordos; nove atendimentos do programa Pai Presente, sendo quatro reconhecimentos espontâneos e cinco com realização de DNA; distribuídos 150 fôlderes e realizados três atendimentos psicológicos pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar. Já o estande do Núcleo de Responsabilidade Social e Ambiental (Nursa), recebeu a visita de cerca de 150 pessoas e doou 45 ecobags com informativo de boas práticas ambientais e consumo consciente.
Também foram expedidas 22 certidões de nascimento e casamento, 28 averbações de divórcio, expedidos 140 CPFs e 114 Rgs; realizados 32 serviços do Detran; 46 serviços multifuncionais. Na área da saúde foram feitos 410 testes rápidos de glicemia, HIW, hepatite, sífilis e aferições de pressão arterial; distribuídos 510 kits de higiene bucal com orientações; vacinados dez adultos e realizados dois Testes do Pezinho. Também foram doadas 60 mudas de árvores frutíferas do Cerrado, e a Prefeitura de Porangatu fez a doação de cinco cães.
Além de Porangatu, o Mais Justiça também atendeu aos moradores das cidades de Campinorte, Estrela do Norte, Formoso, Mara Rosa, Minaçu, Niquelândia, São Miguel do Araguaia e Uruaçu, que compõem o 15º Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) Regional Virtual na comarca Polo Porangatu. (Texto: Karinthia Wanderley - Centro de Comunicação Social)