O juiz da Vara de Execuções Penais da comarca de Santo Antônio do Descoberto, Felipe Junqueira d'Ávila Ribeiro, iniciou, no domingo (14), o Projeto Justiça Restaurativa na Execução Penal da comarca. O projeto tem como público-alvo os reeducandos que cumprem pena em regime fechado da Unidade Prisional da cidade, distante 165 quilômetros de Goiânia.
O juiz Felipe Junqueira destacou que acredita na ferramenta da Justiça Restaurativa, " já que o método é mais um dos muitos meios de ressocialização e que, por isso, não temos medido esforços para desenvolvermos projetos como este". O magistrado ainda ressaltou que a condução das atividades do projeto segue as diretrizes do livro do juiz Decildo Ferreira Lopes, que atua na comarca de Goianésia, "Justiça restaurativa na execução penal: um manual para aplicação de círculos de construção de paz em unidades prisionais" citou.
Com a implantação, os círculos de construção de paz serão realizados pelos facilitadores capacitados pelo Núcleo de Justiça Restaurativa do TJGO em parceria com a Escola Judicial de Goiás (Ejug), tendo como apoio da direção da Unidade Prisional da cidade. (Texto: Acaray Martins - Centro de Comunicação Social do TJGO)