A Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) convida magistradas e magistrados, servidoras e servidores do Poder Judiciário para participar, nesta quinta-feira (11), da cerimônia de abertura da terceira edição do evento "Caminhos Literários no Socioeducativo: pelo direito à cultura". O evento, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), será transmitido pelo canal do CNJ no YouTube e contará com a participação do ministro Luís Roberto Barroso e do conselheiro José Edivaldo Rocha Rotondano.
O encontro, que tem como tema “O que pode a cultura no Sistema Socioeducativo?”, segue até o dia 17 deste mês e visa debater sobre o acesso à cultura e à leitura por adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa, além de garantir o protagonismo e a participação desses jovens no diálogo. Durante o evento, será lançada a Diretriz Nacional de Cultura na Socioeducação, um documento construído a partir dos resultados obtidos no Censo Nacional de Práticas de Leitura no Socioeducativo e na 1ª Conferência Livre de Cultura no Socioeducativo.
No dia 12 de julho, as unidades socioeducativas de todo o País, promoverão uma série de atividades culturais. Para isso, cada estabelecimento determinará internamente as atividades a serem realizadas, como saraus, leituras e debates, podendo ainda convidar escritores, repentistas, poetas, rappers e outros agentes culturais. As atividades foram inscritas pelas unidades para participar do evento, que será restrito aos participantes e sem transmissão ao vivo.
Goiás
Em Goiás, os Centros de Atendimento Socioeducativo (CASES) de Goiânia, Anápolis e Formosa estão entre os participantes, além de participação especial de um dos servidores do CASE de Luziânia no primeiro dia do evento, apresentando um projeto de cinema. Ainda no dia 12, serão promovidas diversas atividades culturais, incluindo uma excursão ao Centro Cultural Banco do Brasil em Brasília e visitas aos CASES de Goiânia e Anápolis. Essas iniciativas reforçam o compromisso com o fomento à cultura e a inclusão dos jovens em cumprimento de medidas socioeducativas no acesso a atividades culturais.
CNJ
O 3º Caminhos Literários no Socioeducativo é organizado pelo CNJ como parte das atividades do programa Fazendo Justiça, executado em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento para acelerar transformações no campo da privação de liberdade. A programação inclui debates sobre diversos assuntos como atividades autogestionadas, histórias em quadrinhos: o que faz um ilustrador, entre outros tópicos, como conversa com adolescentes. Veja programação. (Texto: Acaray Martins - Centro de Comunicação Social do TJGO)