O desembargador Itaney Francisco Campos e a desembargadora aposentada Amélia Martins foram homenageados, na quinta-feira (27), pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, com a Comenda “Colar do Mérito Eleitoral Desembargador Jorge de Morais Jardim”. A condecoração é o mais alto emblema do TRE-GO e foi concedida aos dois magistrados, que são ex-dirigentes daquela Corte Eleitoral, pelos relevantes serviços prestados à Justiça Eleitoral em Goiás.
Itaney Campos e Amélia Martins assumiram a Presidência e Vice-Presidência e Corregedoria do TRE, respectivamente, em 2022, tendo concluído seu biênio em abril deste ano. Ao receber a honraria, Itaney Campos falou de sua trajetória, da história do jurista que dá nome à comenda, mas destacou o quanto é preocupante alguns desdobramentos da modernidade tecnológica, que transformou radicalmente, como expressou, a realidade política, social e econômica em todo o mundo. “A tarefa grave e grandiosa deste Regional Eleitoral, a exemplo de toda Justiça Eleitoral, é impedir que as ferramentas tecnológicas sejam usadas nas redes sociais de comunicação para deturpar a vontade e a consciência do eleitor, espalhando mentiras e desinformações, que conspurcam a propaganda eleitoral e o processo de votação, ferindo de morte a própria democracia”, alertou o desembargador.
Ao entregar a comenda aos dois magistrados, Luiz Cláudio Veiga saudou os homenageados, falou de suas brilhantes e valorosas atuações na Justiça Eleitoral, e citou uma frase do ex-presidente do Egito, Gamal Abdel Nasser, segundo a qual “o importante não é ser, o importante é ter sido.”
Também participaram da cerimônia de homenagem, o vice-presidente e corregedor do TRE-GO, desembargador Ivo Favaro; o desembargador Roberto Horácio Rezende; os desembargadores eleitorais Márcio Antônio de Sousa Moraes Júnior, Ana Cláudia Veloso Magalhães, Adenir Teixeira Peres Júnior, Alessandra Gontijo do Amaral e Carlos Augusto Tôrres Nobre; a desembargadora Cristina Nascimento; o procurador regional eleitoral Marcello Santiago Wolff; o juiz federal Leonardo Hernandez Santos Soares; o presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás, promotor de justiça Jales Guedes Coelho Mendonça; o professor e historiador Nars Chaul; a secretária-geral da OAB/GO, Talita Hayasaki; e os advogados Anna Vitória Caiado e Wandir Allan de Oliveira.
Foram registradas, ainda, as presenças dos desembargadores eleitorais substitutos José Mendonça Carvalho Neto e Rodrigo de Melo Brustolin; o diretor-geral do TRE-GO, Leonardo Sapiência; secretários e demais servidores do TRE-GO, amigos e familiares dos homenageados.
Perfis
Natural de Uruaçu (GO), Itaney Francisco Campos formou-se em Direito pela PUC-GO. É mestre em Ciências Agrárias pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e especialista em Processo Cível e História Cultural pela mesma instituição. Ingressou na magistratura em 1982, atuando nas comarcas de Formoso, Mara Rosa, Santa Helena de Goiás e Goiânia. Foi professor universitário. Ascendeu ao TJGO em 2008, integrando a 1ª Câmara Criminal. Atualmente, compõe o Órgão Especial do TJGO e as comissões de Seleção e Treinamento, e de Memória e Cultura, na qual é presidente. O desembargador também atua como diretor da Revista Goiana de Jurisprudência. É membro da Academia Goiana de Letras (AGL), da União Brasileira de Escritores - Seção Goiás e do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás. Sua trajetória na Justiça Eleitoral começou em agosto de 2020, com sua posse como juiz membro substituto da classe de desembargadores. Em 2022, Itaney Campos assumiu a Presidência do TRE-GO, após indicação do TJGO e votação da Corte Eleitoral.
Natural de Goiânia, Amélia Martins de Araújo alcançou o cargo de desembargadora no TJGO em 2008 pelo critério de merecimento, após 30 anos dedicados à magistratura. É pós-graduada em Processo Civil e Direito Agrário pela UFG. Foi juíza nas comarcas de Goianápolis e Anicuns, foi titular da 12ª Vara Cível de Goiânia por 12 anos e 2ª juíza corregedora por cinco anos. Após o exercício na Corregedoria Geral de Justiça de Goiás (CGJGO), foi titular da 5ª Vara Cível da Capital. Também presidiu a 1ª Turma Recursal do Estado de Goiás nos anos de 1991 e 1992. Na Justiça Eleitoral, Amélia Martins atuou na comarca da capital de 1998 a 2000. De 2004 a 2006, assumiu cadeira no Plenário do TRE-GO, como juíza titular. Foi empossada como vice-presidente e corregedora Regional Eleitoral em abril de 2022, para o biênio 2022/2024. A desembargadora aposentou-se voluntariamente em junho deste ano.