A Unidade de Gestão Documental (UGD) do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) promoveu, na quarta-feira (5), reunião por meio da plataforma Zoom com os secretários das diretorias dos foros das comarcas do Poder Judiciário estadual. Na oportunidade, foram discutidos assuntos relacionados aos projetos RenovArq, Gestão Documental, Segurança e Organização dos arquivos, tendo por objetivo otimizar processos e garantir a segurança e organização de todos os documentos.
A reunião contou com a participação de 110 servidores. No encontro, a arquivista Heloísa Esser dos Reis fez apresentação dos trabalhos desenvolvidos pela UGD, ao ressaltar que a reunião foi uma oportunidade para trocar experiências, esclarecer dúvidas e alinhar estratégias para melhorar a eficiência e atendimento ao público. Ela também ressaltou a possibilidade de capacitar os secretários para atenderem o maior número de servidores. “A reunião foi satisfatória, onde foram repassados formulários, que, posteriormente, será feita análise. Temos o objetivo de que cada comarca tenha um interlocutor para disseminar as informações e alinhamentos da UGD”, explicou.
Conforme a servidora, o trabalho da gestão documental tem sido de fundamental importância para o êxito da política arquivística do TJGO. “Avançaremos na administração do nosso acervo, buscando ocupar menores espaços físicos, facilitando o acesso dos documentos, e gerando economia orçamentária”, salientou Heloísa Esser.
RenovArq
O projeto RenovArq, instituído pelo Decreto Judiciário nº 2.773/2021, foi lançado em 2021, tendo por intermédio organizar e revitalizar todos os arquivos do Poder Judiciário do Estado de Goiás. O projeto visa eliminação de processos físicos que foram digitalizados e migrados para o Processo Judicial Digital. Após a eliminação dos documentos originais, os seus representantes digitais (arquivos gerados após a digitalização dos originais) deverão cumprir os prazos para guarda, determinados na tabela de temporalidade processual. (Texto: Acaray Martins – Centro de Comunicação Social do TJGO)