O Poder Judiciário goiano participou do 53º Fórum Nacional dos Juizados Especiais (FONAJE), que teve como tema “Linguagem Simples no Juizado: inclusão e cidadania”. O evento reuniu, na cidade de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, representantes dos tribunais de todo o país para discutirem a simplificação e agilidade das decisões judiciais.
Participaram do evento, a juíza Fabiola Fernanda Feitosa de Medeiros Pitangui, titular do 2º Juizado Especial Cível da comarca de Goiânia, vice-coordenadora dos Juizados Especiais Cíveis e integrante da Diretoria do FONAJE; Vanderlei Caires Pinheiro, juiz da 6ª Vara do Juizado Especial Cível de Goiânia; Gustavo Braga Carvalho, juiz do 4º Juizado Especial Cível de Goiânia; Mateus Milhomem de Sousa, 1º juiz da 3ª Turma Recursal; Alessandro Manso e Silva, juiz do 1º Juizado Especial Criminal de Anápolis; e Rodrigo Victor Foureaux Soares, juiz do Juizado Especial de Valparaíso de Goiás.
O juiz Rodrigo Victor Foureaux Soares destacou a importância do tema do evento, afirmando que "a participação dos representantes do TJGO demonstra o zelo e o cuidado com o jurisdicionado, pois o evento visou a troca de informações entre os tribunais de todo o país com o fim de aprimorar a prestação jurisdicional, agilizar e simplificar para todos e todas a compreensão das decisões judiciais. Hoje não é suficiente que a decisão seja célere. É necessário também que seja facilmente compreendida pelas partes."
O juiz Mateus Milhomem de Sousa ressaltou a relevância das discussões do FONAJE, dizendo que "o evento debateu melhorias na linguagem simples e estratégias contra litigiosidade excessiva e litigância predatória, propiciando a troca de experiências e a formulação de novas estratégias para desafogar os tribunais, bem como garantir uma justiça mais compreensível, ágil e menos onerosa para o cidadão."