A 2ª Unidade de Processamento Jurisdicional (UPJ) das varas criminais de Aparecida de Goiânia lançou, nesta sexta-feira (8), o programa Comparecimento Virtual. O evento foi realizado no 2º andar do Fórum Central da comarca de Aparecida de Goiânia e surgiu da sensibilidade dos magistrados e magistradas, servidores e colaboradores das queixas dos jurisdicionados, ante as diversas dificuldades no cumprimento das cautelares de comparecimento e justificativa de atividades.
O programa Comparecimento Virtual é uma iniciativa que oferece a oportunidade do cumprimento das medidas cautelares diversas da prisão e justificação de atividades, por meio do envio de selfies pelo aplicativo WhatsApp, eliminando a necessidade de deslocamento das partes ao fórum local. Além da facilitação no atendimento do jurisdicionado, os benefícios da aquisição do programa envolvem a redução de gastos até o deslocamento e redução de gastos do poder público. A utilização do programa pode ser requisitada por todas as pessoas que possuem processos judiciais em trâmite da 2° UJP das Varas Criminais de Aparecida de Goiânia e que necessitem comparecer periodicamente para justificar atividades.
A magistrada titular da 3° Vara Criminal de Aparecida de Goiânia e coordenadora da UPJ, Wilsianne Ferreira, ressaltou sua felicidade em direcionar esforços para atender humanamente aqueles que respondem ações criminais. Já o Gestor Master da Unidade, Vitor Yoshimitsu, afirmou que a reputação do Poder Judiciário depende do serviço e atendimento de excelência fornecido recentemente pelo órgão. “Espero que aqui estejamos dando um pequeno passo ao darmos ouvidos aos constantes pedidos das partes que têm dificuldade para se deslocarem periodicamente ao fórum”, afirmou o idealizador do programa, Bruno de Paula.
Compareceram também ao evento, a juíza Cristiane Moreira Lopes Rodrigues, da 2ª Vara Criminal de Aparecida de Goiânia; a secretária-geral da Presidência, Dahyenne Mara Martins Lima Alves, o defensor público José Luiz Pereira de Sousa; o delegado titular da Central Geral de Flagrantes de Aparecida de Goiânia, Jonatas Barbosa Soares dos Santos; Diego César Santos, Diretor da Diretoria de Planejamento e Inovação do TJGO; Jaquelline Martins e Silva, coordenadora do INOVAJUS, e Daniela Flávia Garcia Dourado, gestora da Equipe de Atendimento da 2ª UPJ das Varas Criminais.
Para acessar a cartilha do programa e obter mais informações, clique aqui.