Está sendo realizado, nesta terça-feira (11), no auditório Jaime Câmara, da Câmara Municipal de Goiânia, seminário que visa discutir as ações desenvolvidas dentro Programa de Atenção Integral ao Louco Infrator (PAILI), com participação do conferencista Virgílio Mattos, especialista em Ciências Penais e doutor em Direito.
Com o evento aberto ao público, participam também os juízes da 4ª e 6ª Varas Criminais de Goiânia, Telma Aparecida Alves e Wilson da Silva Dias; o Promotor de Justiça, Haroldo Caetano, e, ainda, a representante do PAILI, Maria Aparecida Diniz.
O PAILI
O Programa de Atenção Integral ao Louco Infrator (PAILI) foi instituído em outubro de 2006 e é o órgão responsável pela execução das medidas de segurança no Estado de Goiás, ao acompanhar os pacientes julgados e absolvidos pela Justiça Criminal, mas submetidos à internação psiquiátrica ou a tratamento ambulatorial.
Em parceria com o Sistema Único de Saúde (SUS), o PAILI muda o paradigma na execução das medidas de segurança, fazendo com que a questão deixe de ser focada unicamente sob o olhar de segurança pública, para ser acolhida pelos serviços de saúde pública. (Texto: Jovana Colombo – estagiária do Centro de Comunicação Social do TJGO)