O Programa Justiça Educacional - Cidadania e Justiça Também se Aprendem na Escola, desenvolvido pelo Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) em parceria com diversas escolas públicas, foi implantado, nesta quarta-feira (15), na comarca de Piracanjuba. O projeto tem o objetivo de conscientizar pais, alunos e professores sobre seus direitos e deveres, mostrando como exercê-los.
A Escola Municipal Coronel João Araújo foi a primeira a receber o projeto, que vai beneficiar 426 alunos do sexto ao nono ano. "Quando ficamos sabendo dessa inciativa, nos sentimos honrados e, mais felizes ainda, quando soubemos que uma escola na região seria acolhida por esse programa", enfatizou a secretária de educação municipal Lenice Garcia de Paula.
O juiz-auxiliar da Presidência, Carlos Magno Rocha da Silva, representou o presidente do TJGO, desembargador Ney Teles de Paula, e destacou a importância do Justiça Educacional. "Inicialmente fazemos uma divulgação espontânea. Se o magistrado da respectiva comarca se interessar, ele faz a adesão voluntária ao programa. Assim, teremos mais comprometimento. É fundamental que o juiz se envolva com a comunidade escolar, só assim o projeto tem mais êxito", ressaltou.
Piracanjuba é a quinta comarca a receber o programa este ano. O conteúdo é aplicado por meio de uma cartilha explicativa, em forma de gibi, onde os estudantes aprendem como é a organização do Estado, a função do Poder Judiciário e dos profissionais que atuam na área. "É o momento que nos permite ficar mais próximo dos alunos, pois são as pessoas que no futuro comporão os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Muitos deles, por causa da estrutura familiar, não tem conhecimento sobre o que é ser cidadão", observou a diretora do Foro, juíza Patrícia Carrijo.
Para o primeiro semestre de 2012, o Justiça Educacional será implantado em 22 comarca do Estado. "Hoje, eu sei mais sobre meus direitos e deveres. Até em casa melhorou meu convívio com meus pais", declarou Lucas, de 13 anos, aluno do oitavo ano.
Compareceram à solenidade, a desembargadora Maria das Graças Requi; o secretário de Gestão Estratégica do TJGO, Leonardo Rodrigues; os juízes Gabriel Consigliero Lessa e Rinaldo Aparecido Barros; a coordenadora do projeto Elizabeth Dutra; a diretora da escola, Sheilla Daher, além de autoridades locais, professores e alunos.(Texto: Maria Lúcia Viana - Foto: Hernany César - Centro de Comunicação Social do TJGO)