O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Ney Teles de Paula, recebeu, nesta terça-feira (30), uma comissão de Senador Canedo composta por magistrados, autoridades municipais, promotores, advogados e servidores da comarca que vieram solicitar melhorias para a atuação dos operadores do Direito no município.
Foi levantada pelo juiz Carlos Eduardo Martins da Cunha, a necessidade de ampliação do fórum local e a elevação da comarca de Senador Canedo de entrância inicial para intermediária. O desembargador-presidente apresentou um rápido diagnóstico da administração e citou a realização em andamento de mais um concurso para juiz.
O presidente mencionou a possibilidade de atender aos pleitos, inclusive, com a realização de um mutirão para desafogar o número de processos. Com relação à ampliação do fórum, Wilson Gamboge Júnior, diretor-geral do TJGO, informou que ela “já está incluída no plano anual de obras e, em breve, será divulgado o cronograma de realização". Gaboje afirmou também que "Senador Canedo está entre as prioridades”.
De acordo com a promotora Marta Moreira, na comarca há 6 anos, são 15 mil feitos em tramitação. Além disso, ressaltou que o Ministério Público tomará todas as providências necessárias para que haja a elevação da unidade judiciária de inicial para intermediária. “Senador Canedo é uma comarca diferenciada. Cresce a cada dia e tanto o MP quanto o TJGO devem acompanhar essa evolução", disse.
O prefeito da cidade, Misael Oliveira, afirmou entender as dificuldades presentes no trabalho de gestão de um poder e se colocou à disposição da Justiça. “Somos parceiros e nossa preocupação, assim como a de vocês, é de melhorar cada vez mais a prestação jurisdicional”, enfatizou.
Também participaram do encontro no TJGO José Ricardo Machado, juiz-auxliar da Presidência; juiz Marcelo Lopes de Jesus; Fernando Sousa Chaves, secretário-geral da Presidência do Tribunal; Simeyzon Silveir, deputado estadual; vice-presidente da OAB-GO, Sebastião Macalé; Manuel Mota, delegado da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) local. (Texto: Arianne Lopes / Foto: Hernany César – Centro de Comunicação Social do TJGO)