Foi lançada nesta terça-feira (9), a Pauta Cultural do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), com a abertura da exposição das obras do artista plástico Fé Córdula, que até o dia 26 exibe seus trabalhos no hall do Tribunal.
No total, são 26 telas com temas variados retratando aspectos culturais, de folclore, animais e florais, no estilo naif. Adoentado, Fé Córdula veio direto do hospital para a abertura da exposição e se disse “felicíssimo” com a iniciativa do TJGO de prestigiar seus trabalho, que pode ser visto também na novela global das 18 horas, Flor do Caribe.
“Achei inusitado o convite. Um tribunal é sempre um local austero, sério, palco de julgamentos. Mas vejo que é diferente, um ambiente humanizado, com juízes poetas e filósofos, que, por causa de sua profissão, entram na vida das pessoas”, disse.
O presidente do TJGO, desembargador Ney Teles de Paula, ressaltou a importância da participação dos integrantes das entidades culturais, como a Academia Goiânia de Letras (AGL) e a União Brasileira de Escritores (UBE). “É uma alegria receber o Fé Córdula no lançamento da Pauta Cultural do TJGO, organizada pelo poeta Gabriel Nascente. É o primeiro evento desta gestão, que terá ainda nomes importantes do cenário cultural e boas surpresas”, afirmou.
Integrante da Comissão Cultural do TJGO, responsável pelos eventos da área, o desembargador Itaney Francisco Campos frisou que, com a inciativa, além de prestigiar os artistas, o Tribunal proporciona aos servidores e visitantes um contato mais estreito com as artes. Sobre a pintura de Fé Córdula, Itaney disse que ela é “marcada pela inocência, ingenuidade, cenas do interior, do cotidiano e que não segue regras. É angelical”.
Pauta cultural
De acordo com o organizador da exposição, Gabriel Nascente, só fato de o presidente do TJGO ser um literato e membro da AGL já evidencia a importância que a área cultural terá em sua gestão. “Teremos lançamentos de livros, cinema, teatro e até eventos com a participação de grandes escritores. É um tempo novo, um clima de absoluto sucesso, onde quem ganha são os artistas, que terão um espaço para expor seus trabalhos e a população de maneira geral”, observou.
Além de servidores, compareceram à exposição artistas, empresários, administradores e poetas. Também participaram do evento a corregedora-Geral da Justiça, desembargadora Nelma Perilo e o juiz-auxiliar da Presidência, Carlos Magno da Rocha.