O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Ney Teles de Paula, implantou, nesta sexta-feira (5), em Cavalcante, o Programa Justiça e Cidadania Também se Aprendem na Escola. A comarca foi a primeira a receber o projeto em 2013.
A ação será levada a 300 alunos dos municípios de Cavalcante e Teresinha de Goiás, distrito da comarca, todos da rede municipal e estadual de ensino. O programa é uma iniciativa do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), em parceria com a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e secretaria municipal de educação.
Os alunos e professores das escolas participantes vão conversar com juízes sobre questões relativas à Justiça e à cidadania. Além disso, os estudantes poderão discutir o conteúdo da Cartilha da Justiça em quadrinhos, publicação em forma de gibi que conta histórias do personagem Brasilzinho e sua turma no mundo do Direito. O material aborda, de forma simples e lúdica, o funcionamento e a função dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além do papel do Ministério Público, da polícia e dos advogados.
A diretora do Foro da comarca de Cavalcante e coordenadora do projeto na 6ª Região Judiciária e diretora do Foro da Comarca de Cavalcante, juíza Joyre Cunha Sobrinho, ressaltou a importância da ação. “Além do cunho social, o programa aproxima a Justiça dos alunos e da população”, frisou.
De acordo com ela, os estudantes são os destinatários do processo e vão repercutir positivamente no meio em que vivem. “Aqui a figura do juiz é muito importante e espero que isso sirva de bons exemplos e desperte interesses nas crianças”, destacou.
Também estiveram presentes no evento, o juiz-auxiliar da Presidência e coordenador da Comissão da Justiça Educacional, Carlos Magno Rocha da Silva; o diretor-geral do TJGO, Wilson Gamboge Júnior; o secretario de Gestão Estratégica (SGE) do TJGO, Leonardo Rodrigues de Carvalho; das servidoras da SGE e responsáveis pelo desenvolvimento projeto, Elizabeth Dutra e Fernanda Alves; promotora de justiça, Úrsula Catarina Fernandes da Silva Pinto; prefeito de Cavalcante, João Pereira da Silva Neto. Além do secretário de educação, Silmar Moreira dos Santos; vereadores, professores e alunos das escolas participantes. (Texto: Arianne Lopes – Foto: Fernanda Alves (SGE) / Centro de Comunicação Social do TJGO)