Modelo de intervenção terapêutico que visa o tratamento do indivíduo e do grupo pela ação dramática, o Psicodrama chega ao Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) por meio do Programa Justiça Terapêutica. A primeira sessão será nesta sexta-feira (5), às 14 horas, no auditório do fórum criminal. A ação também ocorrerá nos dias 3 de maio, 7 de junho e 5 de julho.
A proposta visa devolver ao sujeito o lugar de protagonista de sua vida, se empoderar de si, enquanto ser humano dotado de possibilidades. Método criado pelo médico Jacob Levy Moreno, o Psicodrama vislumbra o tratamento e se possível a cura do social, além de mobilizar o indivíduo e o grupo para vivenciar a realidade a partir do reconhecimento das diferenças e dos conflitos, buscando alternativas para a resolução do que é revelado.
O Psicodrama tem sido amplamente utilizado na educação, nas empresas, nos hospitais, na clínica e nas comunidades. Já no Justiça Terapêutica o objetivo e integrar beneficiários, suas famílias e sociedade. O evento conta com o apoio da Sociedade Goiana de Psicodrama (SOGEP), instituição que realiza há mais de 30 anos cursos de formação em Psicodrama. (Centro de Comunicação Social do TJGO)