Com a participação maciça da população e autoridades do município, foram instalados nesta segunda-feira (1º), em Goianésia, a Defensoria Pública Municipal e o 1º Núcleo de Prática Jurídica e Assistência Judiciária Gratuita da comarca.
A solenidade, presidida pelo diretor do Foro local, juiz André Reis Lacerda, contou também com a posse formal dos estagiários de Direito da Univangélica, que ajudarão na melhoria da prestação jurisdicional da comarca.
Conforme explicou André Lacerda, este projeto, em parceria com a Unievangélica, além de dinamizar a prestação jurisdicional aos usuários da Justiça, vai ajudar também na qualificação dos estudantes de Direito, tornando-os bons profissionais.
Além de ceder 40 estagiários para o núcleo, a Unievangélica vai colaborar com o projeto permitindo que 25 outros estudantes atuem nos gabinetes dos juízes e escrivanias da comarca. No momento, todos estão passando por um treinamento oferecido pela Comissão de Gestão, Modernização e Aperfeiçoamento do Judiciário de Goianésia. O trabalho é supervisionado por cinco professores da universidade.
O 1º Núcleo de Prática Jurídica e Assistência Judiciária Gratuita de Goianésia está funcionando no edifício do fórum da comarca. A carga horária dos estagiários é de 4 horas diárias e processo seletivo dos estudante foi feito em duas etapas: na primeira, foram escolhidos os 30 alunos com as melhores notas. Na segunda, por meio de entrevistas com professores de Direito e Diretor do Foro.
Segundo André Lacerda, as comarcas de Jaraguá e Uruaçu já sinalizaram em viabilizar igual convênio, assim como Barro Alto e Niquelândia. Para ele, este convênio evitará ainda o aumento da demanda de processos na comarca que atualmente conta com 18 mil feitos em tramitação.
Participaram ainda da solenidade, o diretor do Foro da comarca de Goiânia, Átila Naves Amaral, representando a Presidência do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), e o desembargador Walter Carlos Lemes, além do presidente e vice-presidente da Associação dos Magistrados de Goiás (Asmego) juízes Gilmar Coelho e Murilo Vieira de Faria.
Também marcaram presença os juízes Dayana Moreira Guimarães (Jaraguá), Rodrigo de Melo Brustolin (Porangatu), assim como os demais juízes de Goianésia Lorena Cristina Aragão Rosa e Decildo Ferreira Lopes. (Texto:Lílian de França/ Centro de Comunicação Social do TJGO)