O juiz Vitor Umbelino Soares Junior, titular do 3º Juizado Especial Cível e Criminal da Comarca de Rio Verde e Coordenador do Movimento da Conciliação da 5ª Região Judiciária, foi convidado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para ministrar um treinamento sobre Políticas Públicas em Mediação e Conciliação aos juízes de Roraima no dia 22 de março.
Ele falará aos juízes sobre a importância da conciliação e mediação como processos alternativos de solução apropriada de disputas e ressaltará que o juiz deve assumir no contexto social um novo papel, ao estimular a conciliação e a mediação como processo construtivo de formação de uma cultura da pacificação. Segundo Vitor Umbelino, a efetiva implantação de uma rede de políticas públicas de mediação e conciliação no âmbito nacional com a consequente incorporação dos meios alternativos e consensuais de resolução de conflitos solucionaria, em grande parte, a quantidade de processos que sobrecarregam o Poder Judiciário brasileiro. Além disso, aproximaria o Judiciário da sociedade.
Ao cumprir a Resolução nº 125 do CNJ, com a uniformização dos programas e procedimentos em torno da mediação e conciliação, o treinamento também deve estimular e divulgar a cultura de conciliação com esclarecimento em torno das vantagens contidas nesse tipo de processo, judiciais e extrajudiciais, adotados nos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania. "O convite feito pelo CNJ confirma que o estado de Goiás é reconhecido em todo Brasil como referência no tema de mediação e conciliação", afirma Vítor Umbelino.
Segundo o juiz, “é preciso dar continuidade às ações do Movimento da Conciliação em todo o país, buscando a implantação de Políticas Públicas que efetivamente forneçam suporte técnico e operacional para solução alternativa e pacífica das controvérsias”. (Texto: Jovana Torres – estagiária no Centro de Comunicação Social do TJGO / Foto: arquivo)