O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Ney Teles de Paula, recebeu comitiva de Piracanjuba na tarde desta terça-feira (19), que veio apresentar propostas de melhorias para a comarca. Os representantes da cidade requereram melhorias físicas e aumento no número de juízes para atuarem no Foro.
Ao alegar que pequenos problemas repetidos continuamente tomam proporções maiores, o presidente da sub-seção da OAB, Carlos Cruvinel de Lima, apresentou o pedido da construção de um anexo ao fórum, pois o mesmo não tem estrutura física para comportar a sala do almoxarifado e do arquivo, bem como a sala de audiência e o gabinete para um segundo juiz, que foi requerido para compor a banca do Juizado Especial da cidade.
Além disso, foi proposta a abertura de um concurso para mais seis servidores e um porteiro para a comarca e a renovação do sistema de segurança do prédio, pois as câmeras já não cumprem sua função há mais de um ano. A comitiva também pediu a nomeação de três servidores que haviam sido aprovados no último concurso, quatro computadores e a instalação do equipamento que grava as audiências, pedidos atendidos ainda na reunião.
O presidente do TJGO estava acompanhado do vice-presidente, desembargador Carlos Hipólito Escher; dos juízes-auxiliares Reinaldo Alves, Carlos Magno Rocha e José Ricardo Machado; diretor de Gestão e Planejamento, Leonardo Rodrigues de Carvalho; secretário-geral da Presidência, Fernando Chaves; diretor-geral, Wilson Gamboge e diretor do Foro da comarca de Goiânia, juiz Átila Naves Amaral. Por parte de Piracanjuba, estavam presentes a juíza e diretora do Foro, Patrícia Machado Carrijo, vereadores da cidade e servidores da comarca, além do presidente da Academia de Letras de Piracanjuba, José Divino Alves.
Segundo Patrícia Carrijo, o presidente deixou a certeza de que todos os pleitos apresentados a ele serão atendidos, pois “se trata de uma pessoa muito humana e filho de Piracanjuba”. O desembargador Ney Teles, por sua vez, encaminhou os pedidos para as áreas responsáveis para resolvê-los o mais rápido possível.
A reunião foi marcada pela homenagem que os servidores da comarca, representados pela diretora do Foro fizeram ao desembargador, ao encaminharem os parabéns pela posse e entregarem duas orquídeas premiadas em concursos, flor símbolo da cidade. Como forma de agradecimento, ao fim do encontro o desembargador Ney Teles acompanhou pessoalmente a comitiva em visita às instalações do Tribunal, inclusive à galeria de ex-presidentes, onde se encontram outros desembargadores nascidos na cidade.
Números
Durante o encontro desta tarde, foram apresentados pelos assessores alguns números do tribunal goiano que mostram a seriedade com que o ex-presidente, desembargador Leobino Valente Chaves, teve para com o Poder Judiciário do Estado. Em uma inspeção de rotina ao Foro de Goiânia, a comissão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), composta por 40 integrantes, divulgou que o TJGO é o 10º maior tribunal do país, ao analisar parte de estrutura física e financeira, movimentando uma média de R$1,2 bilhão por ano.
Os juízes-auxiliares da presidência fizeram questão de destacar que essa gestão será marcada por manter essa boa conduta, mas, principalmente, por ser democrática com todas as comarcas do Estado e pela humanização que tratará os problemas apresentados à administração. (Texto: Jovana Torres – estagiária / Fotos: Wagner Soares – Centro de Comunicação Social do TJGO)