O 1º juiz-auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO) e coordenador do Programa Atualizar, Carlos Magno Rocha da Silva, participou, nesta sexta-feira (29), da entrega de certificados a sete escrivães recém-empossados, que participaram de capacitação ministrada pela equipe do Atualizar. O curso foi iniciado no último dia 21. Entre os novos servidores, cinco foram lotados na Capital e dois em Aparecida de Goiânia.
O evento ocorreu na sala de reuniões da CGJGO e contou com participação dos diretores de Administração e Operações, Leonardo Martins; e de Planejamento e Programas, Eunice Machado Nogueira; além do subcoordenador do Atualizar, Jorge Eremita Teixeira da Silva. Esteve presente, ainda, a diretora de Recursos Humanos do TJGO, Lígia Beatriz de Bastos Carvalho, que entregou os certificados.
Carlos Magno, ao argumentar sobre a prestação jurisdicional, destacou que é preciso interação efetiva entre magistrados e escrivães. O coordenador lembrou, para tanto, que o Atualizar, ao visitar as serventias, não só implanta novas metodologias de gestão processual, mas capacita servidores com intuito de estimular o trabalho em equipe. No curso foi abordada a utilização do Sistema de Primeiro Grau (SPG) e o Sistema Controle. Os capacitandos receberam instruções de como acessar, consultar e executar ações nos programas.
Em outra fase, o grupo foi levado a serventias para conferir, na prática, as atribuições do cargo. A visita ocorreu tanto em unidades estruturadas, que receberam o Atualizar, como em escrivanias que possuem considerável número de processos congestionados, aguardando tramitação. Roberto Gondim Filho, destacado para a 2ª Vara de Família e Sucessões de Aparecida de Goiânia, avaliou que o treinamento “foi interessante pelo aspecto de conscientização dos servidores quanto a boa organização cartorária e otimização de processos”.
Já Wilmara Borges, lotada na 1ª Vara de Família e Sucessões daquela comarca, exaltou a relação entre a CGJGO e escrivães. “Acho que [a capacitação] diminuiu a distância, abriu uma uma porta que vai facilitar o trabalho. O contato ficou ainda mais fácil”. O escrevente Kléber Luiz acredita que o curso serviu para “preparar os servidores para lidar com os problemas das escrivanias”. Kléber sintetiza o que, para ele, foi mais importante na capacitação. “A troca de experiências foi boa para que tivéssemos uma visão geral, não só da teoria, mas da prática nas serventias”.
Texto: Allan David (estagiário)