Com 33 servidores inscritos, começa nesta quarta-feira (12) e segue até a sexta-feira (14) o Curso de Execução Penal na Web (Execpenweb), ministrado por Nair Pinheiro de Moura, da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO) e Wilana Carlos da Silva, da Diretoria de Informática do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO).

As atividades serão realizadas das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, na Sala de Treinamento do Clube do Sindicato dos Servidores e Serventuários da Justiça do Estado de Goiás (Sindjustiça), localizado na Rua 239, nº 01, Setor Coimbra.

Surgido a partir da necessidade de substituir o antigo Execpen e com vistas ao cumprimento da Resolução nº 113/2012, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) – que determina a obrigatoriedade de os cálculos de liquidação de penas serem feitos eletronicamente - o Execpenweb é um programa que foi desenvolvido por Wilana com manual elaborado, por sua vez, por Nair. Elogiados pelo CNJ, tanto o programa quanto o manual já despertaram interesse de outros Tribunais de Justiça de País, como os do Paraná, Mato Grosso do Sul e Rondônia, que manifestaram intenção de conhecê-los mais a fundo.

Atuando nos cursos de capacitação em cálculos de liquidação de penas desde 1999, Nair Pinheiro acredita que a resistência ao curso tende a ser cada vez menor, uma vez que o novo programa apresenta linguagem dinâmica, permitindo rapidez na confecção dos cálculos. “Diferentemente do antigo Execpen, o Execpenweb é de fácil apreensão. Além disso, facilita consideravelmente os cálculos”, afirma. Nair costuma dar o passo-a-passo do programa durante o curso, sempre focada, também, em repassar os conceitos e responsabilidades afetos aos servidores responsáveis pelos cálculos. “Busco sensibilizá-los para a importância de manter o cálculos em dia para que os sentenciados tenham resguardado seu direito à progressão de regime, entre outros benefícios previstos em lei e que dependem disso”, salienta.

O Execpenweb está disponibilizado em Goiânia e  Catalão desde agosto de 2010. Em agosto deste ano, servidores de 30 comarcas do interior receberam a capacitação, tendo-lhes sido disponibilizado o programa. A previsão é de que uma terceira etapa do curso seja realizada nos dias  7, 8 e 9 de novembro. O curso do Execpenweb é executado pela CGJGO em parceria com as diretorias de Informática e de Recursos Humanos no TJGO.

Seguem, abaixo, os nomes e respectivas comarcas dos servidores que participarão da segunda etapa, que começa amanhã: Adenir Queiroz de Souza (Cachoeira Alta), Adilson Machado Soares (Uruaçu), Adriana Rodrigues Lima (Iaciara), Ana Lúcia Alves (Alto Paraíso de Goiás), Andreia Nunes de Lima Lopes (Minaçu), Cláudio Soares dos Santos (Firminópolis), Cleide Jacindo Cardoso Alves (Goianápolis), Cleidivânia Rodrigues de Moura (Alvorada do Norte), Daniela Regis Valente Rodrigues (São Domingos), Débora Cristina de Rezende Lopes (Pires do Rio), Dioni Moreira (Posse), Diene Gomes Lima (Caçu), Divina Yolanda Santana Martins (Rialma), Elaine Gomes Pereira da Silva Lima (Petrolina de Goiás), Elizângela Cristina Aleixo (Nova Crixás), Ellionay Rodrigues de Paula (Senador Canedo), Évely Soares Cabral Rodrigues (Niquelândia), Fernanda Aparecida Braz de Sousa (Acreúna), Gleice Martins (Guapó), Herlígena Fernandes de Paula (Bela Vista de Goiás), Geane Torres Paula Goulart (Cachoeira Alta), Larissa Helena Rodrigues Silva (Itauçu), Líllian Machado Reis (Goiatuba), Lindomar Rezende de Aleluia (Campinorte), Lívia Nara de Almeida Bessa (Jaraguá), Maida Costa Alves (Iporá), Márcia Cordeiro das Neves (Goiânia), Naylor Albino de Sousa (Jataí), Nazir Seabra Guimarães Neto (Fazenda Nova), Ozana Lúcia da Silva (São Simão), Priscilla Mara Sousa e Silva (Goianira), Vilmair Miguel Miranda (Buriti Alegre) e Zilda Maria Braz Oliveira (Mara Rosa). (Texto: Patrícia Papini – Assessoria de Imprensa da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás)

Quer saber mais sobre seu processo. Fale comigo!
Atendimento Virtual
Programa de Linguagem Simples do TJGO
Avalie nosso serviço