A fomentação do diálogo e do intercâmbio de conhecimentos práticos para, desta forma, promover o aperfeiçoamento do exercício da atividade correcional, é proporcionado todos os anos pelo Encontro Nacional dos Corregedores Gerais da Justiça (Encoge). 

Este ano, o 74º Encoge, que acontece nesta quinta e sexta-feiras (27 e 28), em Porto Alegre (RS), contará com a participação do corregedor-geral da Justiça de Goiás, desembargador Walter Carlos Lemes (foto à esquera), e dos juízes auxiliares da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO) Murilo Vieira de Faria (2º) e Cláudio Henrique de Araújo Castro (3º) - foto abaixo

O evento, que terá como tema A Inovação na Atividade Correcional, contará com painéis e palestras multitemáticos e abordará assuntos que atualmente têm demandado a atuação administrativa das Corregedorias, como, por exemplo, os mecanismos de apoio ao primeiro grau para o célere julgamento das ações de massa, os limites éticos do uso das redes sociais pelos magistrados e o enfrentamento dos efeitos da crise no sistema penitenciário pelo Poder Judiciário. O Encoge ocorrerá no edifício sede do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul.

Na quinta-feira (27), a abertura do encontro será precedida pelo pronunciamento do ministro João Otávio de Noronha, corregedor nacional de Justiça. No mesmo dia, o primeiro painel abordará os “Precedentes e Incidentes de Resolução de Demandas Repetitivas (IRDR) no Novo Código de Processo Civil”, cujo expositor será o advogado e professor da Universidade de São Paulo (USP), Flávio Yarshell. Na sequência, será feita a apresentação do Projeto de Gestão e Racionalização de Ações em Massa (PROGRAM) por expositores gaúchos, além das tendências na área de tecnologia e ferramentas de gestão da Corregedoria-Geral da Justiça do Rio Grande do Sul.

No último dia (28), será realizada a apresentação de painéis sobre os limites éticos do uso das redes sociais pelos magistrados e pelos desembargadores do TJRS Eugênio Facchini Neto e Túlio de Oliveira Martins. Ainda pela manhã, o presidente do CCOGE, desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças, corregedor-geral da Justiça do Estado de São Paulo, ministrará palestra durante painel específico dos corregedores-gerais da Justiça. Paralelamente, serão expostas as boas práticas nas Corregedorias. No período da tarde, a ministra Cármen Lúcia, presidente do Conselho Nacional de Justiça (a confirmar), falará sobre o papel das Corregedorias acerca da questão penitenciária. Ao final, serão exibidas as conclusões do encontro e elaborada a Carta de Porto Alegre. (Texto: Myrelle Motta - assessora de imprensa da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Goiás com informações do site do 74º Encoge)

Quer saber mais sobre seu processo. Fale comigo!
Atendimento Virtual
Programa de Linguagem Simples do TJGO
Avalie nosso serviço