A fomentação do diálogo e do intercâmbio de conhecimentos práticos para, desta forma, promover o aperfeiçoamento do exercício da atividade correcional, é proporcionado todos os anos pelo Encontro Nacional dos Corregedores Gerais da Justiça (Encoge).
Este ano, o 74º Encoge, que acontece nesta quinta e sexta-feiras (27 e 28), em Porto Alegre (RS), contará com a participação do corregedor-geral da Justiça de Goiás, desembargador Walter Carlos Lemes (foto à esquera), e dos juízes auxiliares da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO) Murilo Vieira de Faria (2º) e Cláudio Henrique de Araújo Castro (3º) - foto abaixo.
O evento, que terá como tema A Inovação na Atividade Correcional, contará com painéis e palestras multitemáticos e abordará assuntos que atualmente têm demandado a atuação administrativa das Corregedorias, como, por exemplo, os mecanismos de apoio ao primeiro grau para o célere julgamento das ações de massa, os limites éticos do uso das redes sociais pelos magistrados e o enfrentamento dos efeitos da crise no sistema penitenciário pelo Poder Judiciário. O Encoge ocorrerá no edifício sede do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul.
Na quinta-feira (27), a abertura do encontro será precedida pelo pronunciamento do ministro João Otávio de Noronha, corregedor nacional de Justiça. No mesmo dia, o primeiro painel abordará os “Precedentes e Incidentes de Resolução de Demandas Repetitivas (IRDR) no Novo Código de Processo Civil”, cujo expositor será o advogado e professor da Universidade de São Paulo (USP), Flávio Yarshell. Na sequência, será feita a apresentação do Projeto de Gestão e Racionalização de Ações em Massa (PROGRAM) por expositores gaúchos, além das tendências na área de tecnologia e ferramentas de gestão da Corregedoria-Geral da Justiça do Rio Grande do Sul.
No último dia (28), será realizada a apresentação de painéis sobre os limites éticos do uso das redes sociais pelos magistrados e pelos desembargadores do TJRS Eugênio Facchini Neto e Túlio de Oliveira Martins. Ainda pela manhã, o presidente do CCOGE, desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças, corregedor-geral da Justiça do Estado de São Paulo, ministrará palestra durante painel específico dos corregedores-gerais da Justiça. Paralelamente, serão expostas as boas práticas nas Corregedorias. No período da tarde, a ministra Cármen Lúcia, presidente do Conselho Nacional de Justiça (a confirmar), falará sobre o papel das Corregedorias acerca da questão penitenciária. Ao final, serão exibidas as conclusões do encontro e elaborada a Carta de Porto Alegre. (Texto: Myrelle Motta - assessora de imprensa da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Goiás com informações do site do 74º Encoge)