Instituído pela Corregedoria Geral da Justiça de Goiás (CGJGO), no biênio 2015/2017, o Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) faz balanço trimestral de 500 atendimentos realizados.
Os serviços compreenderam reclamações sobre cartórios extrajudiciais, andamento processual, diligências com serventias judicias, além de dúvidas sobre procedimentos e informações no âmbito administrativo da competência da CGJGO.
“O Serviço de Atendimento ao Usuário atendeu completamente a proposta do projeto inicial, tendo superado as expectativas de aproximar o usuário da Corregedoria como órgão de fiscalização, vigilância e orientação”, pontua o diretor do SAU, Nayro Gomes Amaral. De acordo com Amaral, a procura por esse auxílio evita que sejam instaurados processos administrativos na Corregedoria Geral da Justiça de Goiás. “A maioria dos registros apresentados ao SAU tem solução por este mesmo setor, com nível de celeridade diferenciado dos procedimentos administrativos comuns".
O objetivo do SAU é aperfeiçoar os serviços de relacionamento e a melhoria da aptidão instrumental da justiça, bem como o aperfeiçoamento ao atendimento aos usuários em 1º grau de jurisdição. O serviço tem atribuições de atender as dúvidas, sugestões, reclamações e denúncias competentes à Corregedoria-Geral da Justiça e promover a integração dos usuários.
Advogado há 30 anos, Helio Bolivar da Silva procurou o SAU para fazer a reclamação de uma escritura. "Fui indicado a procurar esse serviço e achei ótimo. O advogado às vezes chega em um lugar e não é tratado com presteza e aqui fui tratado com muita atenção. O responsável preparou minha reclamação, que já foi encaminhada e protocolada. Esse atendimento inovador será de grande utilidade para os usuários", pontua Silva.
O SAU foi instituído pelo corregedor-geral da Justiça de Goiás, desembargador Gilberto Marques Filho, tendo o juiz-auxiliar Átila Naves do Amaral na coordenação das atividades. "Fiquei surpreso com nosso balanço trimestral. O SAU foi criado para facilitar o atendimento e os 500 realizados me surpreendeu muito estatisticamente falando", pontua o desembargador Gilberto Marques Filho.
O atendimento é feito pessoalmente no 11º andar, sala 1123, do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), ou on-line acessando o portal do TJGO (www.tjgo.jus.br), no tópico 'Atendimento ao Usuário - Corregedoria-Geral da Justiça'. Mais informações pelo telefone: 3216-2150. (Texto: Jéssica Fernandes - da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás)