Mais dois cartórios – o 6º Tabelionato de Notas de Goiânia e o Registro de Imóveis, Títulos, Documentos e Cível de Cidade Ocidental – implantaram integralmente o Selo Eletrônico, sistema desenvolvido pelo Departamento de Tecnologia da Informação (TI) da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO).

Oficiais das duas serventias reuniram-se nesta sexta-feira (9) com a coordenadora do projeto do Selo Eletrônico, juíza-auxiliar da CGJGO, Camila Nina Erbeta Nascimento Moura, ocasião em que lhe informaram estarem operando totalmente com selos digitais. Também participaram da reunião o diretor de Administração, Leonardo Martins; diretor de TI , Antônio de Pires Castro Júnior e diretor da diretor da Divisão do Extrajudicial, Marco Antônio de Oliveira Lemos Júnior, os três da CGJGO.

De acordo com a tabeliã substituta do 6º Tabelionato de Notas da capital, Lilia Maria Bento Rodrigues, que estava acompanhada do escrevente Armando de Jesus Carneiro, também do cartório, cerca de 110 mil selos físicos remanescentes deverão ser incinerados. Em obediência ao Provimento 13/2012, assinado pela corregedora-geral da Justiça, desembargadora Beatriz Figueiredo Franco, as duas serventias protocolaram pedido de autorização para a incineração junto às suas respectivas diretorias de Foro. Segundo o oficial respondente do cartório de Registro de Imóveis de Cidade Ocidental, Tiago Japiassu Batista do Nascimento Andrade, naquele ofício restaram quase 7 mil selos de papel.

“Estamos muito contentes com o novo sistema. Antes dele, ninguém saía do cartório antes de conferirmos, um por um, os selos. Com o Selo Eletrônico, essa etapa é desnecessária porque a ferramenta é segura: por ele sabemos qual funcionário, a partir de qual computador, usou qual selo e para qual registro”, observa. Elias  Edgar Moura Sousa, escrevente no mesmo cartório, afirma que já conheceu várias ferramentas semelhantes ao Selo Eletrônico, e garante que a de Goiás é melhor. “Ficamos muito entusiasmados. Tanto que o Registro de Imóveis de Cidade Ocidental está sendo o primeiro, dentre aqueles do interior, a estar totalmente digitalizado”, comemora.

Segundo Armando de Jesus, com o Selo Eletrônico a serventia da capital reduziu em 50% o tempo médio de atendimento ao cidadão. “Uma vez tendo pego a senha, a pessoa esperava cerca de 40 minutos para ser atendida. Hoje, não passa de 20 minutos, porque, livres dos selos de papel, estamos mais ágeis”, assegura. Para Marco Antônio de Oliveira, os casos dos dois cartórios demonstram, mais uma vez, que a implantação do Selo Eletrônico tem se dado de forma tranquila, sem prejuízos à rotina cartorária. “O mais importante é que, além de tornar a prestação desse serviço mais segura, o sistema garantiu celeridade, prestigiando, assim, cartórios e sociedade”. (Texto: Patrícia Papini – Assessoria de Imprensa da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás / Fotos: Aline Caetano – CCS/TJGO)

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