O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) recebe, a partir desta quinta-feira (28), às 10 horas, o projeto Gift Box, que visa à conscientização a respeito do tráfico de pessoas. A iniciativa foi criada em Londres, no Reino Unido, em 2012, e tem apoio da Organização das Nações Unidas (ONU). O público tem 30 dias para visitar as instalações, situadas no hall térreo, com entrada pela Avenida Assis Chateaubriand.

Goiás é o terceiro Estado a receber a exposição interativa. Sempre colocado em espaços públicos, com grande circulação social, o Gift Box, como o nome em inglês sugere, apresenta caixas de presentes. Do lado de fora, as caixas são atrativas, assim como, à primeira vista, soam as propostas de trabalho no exterior. Por dentro, são mostradas histórias reais de pessoas que foram vítimas de exploração sexual e viveram em condições análogas à escravidão, após deixar a nação de origem em busca de uma vida melhor em outro país.

A iniciativa foi encampada pelo juiz Rinaldo Aparecido Barros (foto à direita), membro do Comitê Nacional Judicial de Enfrentamento à Exploração do Trabalho em Condição Análoga à de Escravo e ao Tráfico de Pessoas, responsável pela abertura da exposição. Segundo o magistrado, “o TJGO está na vanguarda da luta contra o tráfico de pessoas, com esse apoio institucional, atuando na repressão, com a priorização dos processos que envolvem o tema, e na conscientização da população, a fim de prevenir novos casos”.

O projeto dá prosseguimento à campanha Coração Azul, que iluminou a fachada do TJGO com a cor, em julho do ano passado. As luzes remeteram à mesma coloração utilizada pela ONU em programas de prevenção e conscientização a respeito do tráfico de pessoas. (Texto: Lilian Cury – Centro de Comunicação Social do TJGO)

 

Quer saber mais sobre seu processo. Fale comigo!
Atendimento Virtual
Programa de Linguagem Simples do TJGO
Avalie nosso serviço