A 11ª Semana Nacional da Conciliação, realizada entre os dias 21 e 25 de novembro, representou, para o Poder Judiciário Goiano um balanço positivo: foram quase 44 mil audiências, com índice de acordo de 87%. O total representa uma arrecadação de R$ 154 milhões, sendo a maior parte do valor voltada aos cofres públicos.
Para o juiz Paulo César Alves das Neves, coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Soluções de Conflitos (Nupemec), os números superaram expectativas. “A sociedade tem se conscientizado de que conciliar é a melhor opção para os litígios. Os bons resultados obtidos são importantes para consolidar o trabalho que está sendo feito em prol da cultura da pacificação”.
Segundo o balanço, foram quase 30 mil audiências pré-processuais realizadas, de um total aproximado de 31 mil designadas, representando 95% de realização, com 98% de acordos. Nos processuais, o índice de audiências realizadas foi de 78%, com 62% de acordos alcançados. As ações englobam processos de natureza cível, família e assuntos como DPVAT, questões consumeiristas, relacionadas a bancos, empresas de telefonia, entre outros.
O magistrado frisa que as conciliações podem ser feitas durante todo o ano nos Centros Judiciais de Soluções de Conflitos e Cidadania (Cejusc), “mas durante a SNC a iniciativa ganha maior visibilidade”, falou em relação ao comprometimento do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, que tem investido no método, com mais de 48 centros inaugurados. (Texto: Lilian Cury / Foto: Aline Caetano - Centro de Comunicação Social do TJGO)