A exposição Ecos do Cerrado foi aberta, nesta segunda-feira (5), no Espaço Cultural Goiandira do Couto, no Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO). Estão expostas cerca de 30 peças do artista plástico Sanatan (foto à esquerda). A mostra traz pinturas rupestres, que retratam o ambiente "mágico" das cavernas.
Marcando o término da atividade cultural do ano de 2016 no Espaço Cultural do TJGO, Sanatan descreve o momento como uma época especial para “novos sonhos, perspectivas e atividades". "Trabalhei dois meses nessa exposição para que todos sintam-se aconchegados nela”, disse. Ele também ressaltou a importância da preservação do Cerrado, evitando que as pessoas prejudiquem o bioma do centro-oeste brasileiro.
A artista plástica Deni Vilela compareceu à abertura da exposição e foi só elogios ao artista. “Em se tratando de Sanatan, não tenho nem palavras. O ano está sendo fechado com chave de ouro”, completou Deni, que elogiou também a decoração da exposição montada pessoalmente pelo artista.
Roberto Nascimento, diretor de Cerimonial do TJGO, afirmou que todos ganham com a exposição. “O público, a magistratura, o Tribunal de Justiça, todos saem ganhando com esta mostra, que enriquece a visão do Tribunal”.
A exposição contou com a presença do assessor cultural do TJGO, Gabriel Nascente, que descreveu Sanatan como um artista de grande relevância. “Esta última exposição nos traz uma alegria e a plenitude da linguagem ecológica, que só ele como o poeta do pincel sabe trabalhar”, observou.
“Ele traz o que tem de melhor, o toque de espiritualidade que encarna bem com o momento atual”, elogiou, por sua vez, o desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, presente à abertura da exposição. Já o desembargador Itaney Francisco Campos fez um alerta para o objetivo do trabalho do artista plástico. “A arte do Sanatan vai além da beleza artística, vai para a denúncia, alerta para a beleza do nosso meio ambiente”, concluiu.
A exposição fica até o dia 19 de dezembro e é aberta ao público. O espaço cultural do TJGO está localizado na Avenida Assis Chateaubriand, n° 195, Setor Oeste. (Texto: Diandra Fernandes - Fotos: Leonardo Eduardo/ Diandra Fernandes/ João Messias – Estagiarios do Centro de Comunicação Social do TJGO)