O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Leobino Valente Chaves (foto), participa nesta quinta-feira (12), em Brasília, de um encontro convocado pela presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, na sede da Corte, sobre a crise do sistema penitenciário.
Leobino Chaves foi acompanhado do juiz auxiliar da Presidência, Romério Cordeiro, e do supervisor do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário do Estado de Goiás (GMF-GO), desembargador Luiz Claudio Veiga Braga. Presidentes de outros 26 tribunais de Justiça do País também farão parte da reunião.
Cármen Lúcia pretende dar continuidade aos esforços do Judiciário para encontrar soluções para a crise. Na semana passada, após a rebelião que terminou com 56 presos mortos no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), em Manaus, a ministra se reuniu com os presidentes dos tribunais da Região Norte para debater o assunto.
Desde que assumiu o comando do Judiciário, em setembro, a ministra tem feito visitas surpresa a penitenciárias do país e já esteve em unidades prisionais no Distrito Federal, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul. (Texto: Aline Leonardo, com informações da Agência Brasil)