Foi aberta, nesta segunda-feira (6), a primeira exposição de arte de 2017 do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO). A exposição Leal Artes, das artistas Liliam Fleury Ramos Jubé Leal e Maria Divina Damando, está localizada no hall do TJGO, no Espaço Goiandira do Couto.
Maria Divina e Liliam Fleury trabalham juntas com exposições de pinturas desde 2005, ano em que começaram a pintar. Elas disseram que uma amiga as convidou para pintar e, assim, iniciaram um curso de desenho. Com oito meses de aulas, a professora de desenho convidou Maria e Liliam para expor no Shopping Bougainville. “Para nós foi uma surpresa, porque a gente não começou pensando em levar tão a sério”, contou Maria."As pessoas dizem que é dom, mas tudo é treino, dedicação e perseverança", completou Liliam.
Apesar de 12 anos pintando, as duas ainda precisam conciliar seus empregos com a pintura. Liliam é servidora na Corregedoria do TJGO, na Divisão de Gerenciamento dos Sistemas Conveniados, enquanto Maria Divina é dona de uma fábrica de confecção de calças femininas. Esta é a terceira exposição da dupla no Espaço Goiandira do Couto. Elas sempre apresentaram suas obras juntas em Goiânia, mas Maria também faz exposições em Brasília. "Pintura é uma coisa muito trabalhosa. Mas a gente tira tempo, porque é muito bom", explicou.
Estão à disposição do público 30 obras inéditas, de pinturas do figurativismo e abstracionismo. As obras ficarão no Tribunal até o dia 28 de fevereiro. (Texto e foto: Gustavo Paiva - Centro de Comunicação Social do TJGO)