O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, desembargador Gilberto Marques Filho, participou, nesta quinta-feira (29), da solenidade militar em comemoração ao Dia Nacional do Bombeiro, celebrado em 2 de julho. Na ocasião, o desembargador Gilberto Marques Filho foi condecorado com a Medalha de Ordem ao Mérito Imperador Dom Pedro II.
Além do presidente do TJGO, o juiz da Vara da Auditória Militar do TJGO, Gustavo Assis Garcia, recebeu a Medalha de Ordem ao Mérito Imperador Dom Pedro II, considerada a maior honraria concedida pela instituição a quem presta notáveis serviços à corporação. Os alunos do Curso de Formação Oficiais da instituição também receberam o Espadim Dom Pedro II. O Espadim significa a efetivação do aluno como cadete da corporação.
Durante o evento, o Corpo de Bombeiros também recebeu seis viaturas Auto Bomba Tanque e Salvamento, 14 Unidades de Resgate e 1 Auto Bomba Tanque, além de diversos equipamentos fundamentais no resgate de vítimas em ocorrências. As viaturas e materiais foram adquiridos através parceria entre o Corpo de Bombeiros Militar, Secretaria de Saúde e o Departamento de Trânsito de Goiás.
Dia Nacional do Bombeiro
O Dia Nacional do Bombeiro é celebrado anualmente em Goiás com uma série de eventos. A solenidade militar serve para comemorar os avanços da corporação, enaltecer o espírito patriótico dos goianos, divulgar a importância da Instituição e também de seus valiosos integrantes, homens e mulheres vocacionados, devotados e bem preparados para servir a sociedade com excelência.
A data lembra que, em 2 de julho de 1856, o Imperador D. Pedro II assinou o Decreto Imperial n. 1.775, que regulamentou, pela primeira vez no Brasil, o serviço de extinção de incêndio. Naquela época, ao sinal de incêndio, o badalar dos sinos alertava homens, mulheres e crianças que ficassem em fila e, do poço mais próximo, passavam baldes de mão em mão, até chegarem ao local que estivesse em chamas.
Para oficializar a importância da profissão bombeiro, por decreto do presidente Getúlio Vargas, de 1954, foi instituído o 2 de julho como Dia Nacional do Bombeiro, em atendimento às demonstrações de agradecimento do povo brasileiro pelas frequentes provas de valor e bravura dos integrantes das Corporações de Bombeiros Militares. Veja galeria (Fotos: Wagner Soares. Texto: Acaray M. Silva - Centro de Comunicação Social do TJGO com informações da Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros)