30 homenagem bombeiros-ws 006O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, desembargador Gilberto Marques Filho, participou, nesta quinta-feira (29), da solenidade militar em comemoração ao Dia Nacional do Bombeiro, celebrado em 2 de julho. Na ocasião, o desembargador Gilberto Marques Filho foi condecorado com a Medalha de Ordem ao Mérito Imperador Dom Pedro II.

30 homenagem bombeiros-ws 021Além do presidente do TJGO, o juiz da Vara da Auditória Militar do TJGO, Gustavo Assis Garcia, recebeu a Medalha de Ordem ao Mérito Imperador Dom Pedro II, considerada a maior honraria concedida pela instituição a quem presta notáveis serviços à corporação. Os alunos do Curso de Formação Oficiais da instituição também receberam o Espadim Dom Pedro II. O Espadim significa a efetivação do aluno como cadete da corporação.

Durante o evento, o Corpo de Bombeiros também recebeu seis viaturas Auto Bomba Tanque e Salvamento, 14 Unidades de Resgate e 1 Auto Bomba Tanque, além de diversos equipamentos fundamentais no resgate de vítimas em ocorrências. As viaturas e materiais foram adquiridos através parceria entre o Corpo de Bombeiros Militar, Secretaria de Saúde e o Departamento de Trânsito de Goiás.

Dia Nacional do Bombeiro

O Dia Nacional do Bombeiro é celebrado anualmente em Goiás com uma série de eventos. A solenidade militar serve para comemorar os avanços da corporação, enaltecer o espírito patriótico dos goianos, divulgar a importância da Instituição e também de seus valiosos integrantes, homens e mulheres vocacionados, devotados e bem preparados para servir a sociedade com excelência.

30 homenagem bombeiros-ws 048A data lembra que, em 2 de julho de 1856, o Imperador D. Pedro II assinou o Decreto Imperial n. 1.775, que regulamentou, pela primeira vez no Brasil, o serviço de extinção de incêndio. Naquela época, ao sinal de incêndio, o badalar dos sinos alertava homens, mulheres e crianças que ficassem em fila e, do poço mais próximo, passavam baldes de mão em mão, até chegarem ao local que estivesse em chamas.

Para oficializar a importância da profissão bombeiro, por decreto do presidente Getúlio Vargas, de 1954, foi instituído o 2 de julho como Dia Nacional do Bombeiro, em atendimento às demonstrações de agradecimento do povo brasileiro pelas frequentes provas de valor e bravura dos integrantes das Corporações de Bombeiros Militares. Veja galeria (Fotos: Wagner Soares. Texto: Acaray M. Silva - Centro de Comunicação Social do TJGO com informações da Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros)

Quer saber mais sobre seu processo. Fale comigo!
Atendimento Virtual
Programa de Linguagem Simples do TJGO
Avalie nosso serviço