Numa solenidade bastante prestigiada por autoridades de todas as esferas de Poder, a Assembleia Legislativa realizou, na noite de terça-feira (29), sessão solene de entrega da Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, a maior honraria daquela Casa de Leis, ao presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Gilberto Marques Filho; à vice-presidente do TJGO, desembargadora Beatriz Figueiredo Franco, e ao ouvidor do Poder Judiciário, desembargador Itamar de Lima. A solenidade foi conduzida pelo presidente da Alego, deputado José Vitti, que, juntamente com a deputada Eliane Pinheiro, foram os autores da homenagem.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Vitti, ao discursar como autor da proposta de homenagem, destacou a importância dos três desembargadores homenageados. “É um motivo de muito orgulho poder conceder, enquanto presidente deste poder, a maior honraria desta Casa de Leis a pessoas tão importantes. Essa honraria representa os 41 parlamentares do Legislativo goiano”, informou o deputado, que ainda lembrou que tem uma relação profícua e de muito respeito com o Poder Judiciário goiano.
Durante seu discurso, a deputada Eliane Pinheiro (PMN) salientou a honraria e os homenageados da noite, magistrados de destaque do Estado de Goiás. “Entre os Poderes da República, o Legislativo é o que mais simboliza o povo no Estado. Não é por outra razão que é chamado de "a Casa do Povo". Dessa forma, qualquer homenagem dada pelo Legislativo é uma honraria dada pelo próprio povo. Hoje, a mais alta honraria é dada para grandes profissionais que cumprem com louvor seu papel. É fundamental que agentes públicos dignos sejam homenageados por seus serviços prestados a Goiás”, afirmou a deputada.
Em seu discurso de agradecimento, o presidente do TJGO, desembargador Gilberto Marques Filho, homenageou a todos os presentes na pessoa do professor e conselheiro do TCE, Carlos Dayrel, “porque se não fosse ele, meu querido professor, a quem devo muito, eu não estaria aqui recebendo essa homenagem”, justificou Gilberto Marques. O presidente do TJGO falou de sua boa relação com o Poder Legislativo. “Essa honraria é motivo de emoção. Quero dizer da minha alegria e satisfação de ser homenageado nesta Casa que sempre respeitei e tenho muito carinho. Sempre fui muito bem recebido aqui, tanto que fui indicado por esta Casa, na época eu era juiz em Goiânia, para ser o representante do Poder Judiciário aqui, oportunidade em que acompanhei todos os pleitos do Judiciário”, lembrou. Ele agradeceu a todos os presentes, aos magistrados, deputados e ao presidente pela homenagem.
A vice-presidente do TJGO, desembargadora Beatriz Figueiredo Franco, agradeceu a honraria concedida pelo Poder Legislativo. “A minha fala é apenas de agradecimento, em primeiro lugar ao deputado José Vitti e à Eliane Pinheiro que nos honra com essa Medalha. Vou procurar honrar sempre essa Medalha”, salientou a desembargadora que ainda agradeceu a todos os presentes.
Num discurso emocionado, o ouvidor do Poder Judiciário, desembargador Itamar de Lima, lembrou da época em que foi servidor da Assembleia, “durante mais de 20 anos, e hoje eu me sinto muito honrado em utilizar esta tribuna e receber a condecoração Medalha Pedro Ludovico Teixeira. Expresso minha gratidão a todos os deputados que, por unanimidade, me concederam esta Medalha. Ao receber esta honraria eu me lembro de cada degrau, e a cada passo me convenço de que quando disserem com o que se deve sonhar o certo é prosseguir sem ouvir quem quer te deter. O segredo é seguir em frente e não perder a fé. E foi assim que cheguei aqui para receber esta honraria nesta noite”, ressaltou o desembargador.
Além dos dois deputados autores da homenagem e os três desembargadores, fizeram parte da mesa também o procurador-geral do Estado, Alexandre Eduardo Felipe Tocantins; o presidente da Agência Municipal do Meio Ambiente, Gilberto Martins Marques Neto; o vereador Anselmo Pereira; o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Kennedy Trindade; o chefe de gabiente da Procuradoria-Geral de Justiça, Jales Guedes Coelho Mendonça; o segundo subdefensor público-geral do Estado, Cleomar Rizzo Esselin Filho; o presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás, juiz Wilton Muller Salomã,o e a esposa do presidente do TJGO, Rubineia Ávila Marques. (Texto: Bruno Rocha, com informações do portal da Assembleia Legislativa. Fotos: Aline Caetano- Centro de Comunicação Social do TJGO)